Atos no Brasil e no mundo pedem cessar-fogo na Palestina
Protesto em São Paulo

Atos no Brasil e no mundo pedem cessar-fogo na Palestina

Brasília e São Paulo reuniram multidões em protesto a política de morte de Israel

Redação da Revista Movimento 13 nov 2023, 15:47

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O último final de semana ficou marcado por atos pró-Palestina em todo o mundo. Na capital inglesa, a manifestação contou com a presença de mais de 300 mil pessoas no sábado (11). Também houve protestos nas capitais de Bélgica, Alemanha, Austrália e Suíça, além de Barcelona, na Espanha.

No Brasil, as maiores manifestações foram em São Paulo e em Brasília, no domingo. A Avenida Paulista foi o palco das atividades organizadas pela Frente em Defesa da Luta do Povo Palestino. Conforme Mohamad El Kadri, presidente do Fórum Latino Palestino estes eventos são importantes para chamar a atenção da população sobre a crise humanitária provocada pelos ataques de Israel a Palestina e da própria causa de seu povo.

“As mobilizações levam para as pessoas conhecimento sobre a causa palestina. Aqui no Brasil, as pessoas não conhecem bem o motivo da causa palestina. Inclusive, o trabalho da mídia é muito parcial, eles não entrevistam representantes da comunidade palestina e da sociedade árabe. Uma senhora na manifestação falou que nem imaginava que Israel ocupa a Palestina por 75 anos”, disse ele ao Poder 360.

Um momento de emoção durante o protesto foi uma performance de mulheres simulando carregar crianças mortas – denunciando a morte de mais de 4,5 mil crianças desde o início do conflito, em 7 de outubro. Em média, uma criança morre a cada 10 minutos no território palestino.

“Estado de Israel, Estado assassino! Viva a luta do povo palestino!”, gritavam os manifestantes.

Na capital federal, o ato ocorreu no Eixão Norte, no Plano Piloto. O ato foi organizado pelo Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino, que reúne partidos políticos e movimentos sociais. 

“A causa palestina é de toda a humanidade, é uma causa justa. O povo está sensibilizado contra esses ataques contra as crianças, contra os hospitais”, disse o presidente do Instituto Brasil Palestina, Ahmad Shehada.

A professora Eliene Bento Luiz, de 58 anos, foi ao ato em Brasília por acreditar que é importante mostrar para o governo que a sociedade brasileira está atenta ao que acontece na Faixa de Gaza.

“Isso não quer dizer que somos antissemitas, pois sabemos o quanto o povo judeu sofreu ao longo da história. Queremos, sim, que o povo palestino seja respeitado. Se deve haver punição, que seja ao grupo Hamas, não com morte e sangue de inocentes e crianças”, disse.

*Com informações da Agência Brasil


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores