Esta é a primeira vez que o dia 02 de fevereiro será celebrado oficialmente como Dia de Iemanjá em Porto Alegre. Até o ano passado, o feriado municipal constava no calendário do Município apenas como Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, em referência apenas à forma católica do festejo religioso, mesmo com a cidade promovendo uma das maiores festas à Iemanjá do Estado.
O projeto de lei (350/21) que instituiu a data no calendário oficial da Capital é de autoria da vereadora suplente Fran Rodrigues (PSOL), e foi aprovado em sessão plenária da Câmara de Vereadores no dia 26 de junho de 2023, dando reconhecimento a pluralidade tão característica de nossa cidade, mas silenciada por muitos.
Para Fran Rodrigues, incluir Iemanjá de forma oficial no calendário é uma maneira institucional de reconhecer o sincretismo existente em Porto Alegre, contribuindo para o combate ao racismo religioso e promovendo a diversidade e igualdade racial no município.
A preocupação da vereadora não é à toa, de forma recorrente vemos violências provocadas pelo preconceito. Recentemente, no dia 21 de janeiro, a estátua da Mãe Oxum em Ipanema foi vandalizada, por exemplo. As pichações no monumento, que faz parte do patrimônio histórico-cultural de Porto Alegre, incluíam dizeres como “monumento pagão”. Tais atitudes exprimem e fomentam a demonização e marginalização das religiões de matriz africana, abrindo margem para mais e maiores violências.
Contato Fran Rodrigues: (51) 51 99726 0602.
Fran Rodrigues é estudante de Direito, militante do Juntos e coordenadora da campanha de Justiça para Gustavo Amaral.