Dois de fevereiro é celebrado como Dia de Iemanjá pela primeira vez em Porto Alegre
WhatsApp-Image-2024-02-02-at-17.15.34

Dois de fevereiro é celebrado como Dia de Iemanjá pela primeira vez em Porto Alegre

A data entrou para a história de Porto Alegre como a primeira vez que Iemanjá é reconhecida e celebrada oficialmente, graças à lei proposta pela suplente de vereadora Fran Rodrigues (PSOL). Pelo fim do racismo religioso! Odoyá!

Fran Rodrigues 2 fev 2024, 19:48

Esta é a primeira vez que o dia 02 de fevereiro será celebrado oficialmente como Dia de Iemanjá em Porto Alegre. Até o ano passado, o feriado municipal constava no calendário do Município apenas como Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, em referência apenas à forma católica do festejo religioso, mesmo com a cidade promovendo uma das maiores festas à Iemanjá do Estado.

O projeto de lei (350/21) que instituiu a data no calendário oficial da Capital é de autoria da vereadora suplente Fran Rodrigues (PSOL), e foi aprovado em sessão plenária da Câmara de Vereadores no dia 26 de junho de 2023, dando reconhecimento a pluralidade tão característica de nossa cidade, mas silenciada por muitos.

Para Fran Rodrigues, incluir Iemanjá de forma oficial no calendário é uma maneira institucional de reconhecer o sincretismo existente em Porto Alegre, contribuindo para o combate ao racismo religioso e promovendo a diversidade e igualdade racial no município.

A preocupação da vereadora não é à toa, de forma recorrente vemos violências provocadas pelo preconceito. Recentemente, no dia 21 de janeiro, a estátua da Mãe Oxum em Ipanema foi vandalizada, por exemplo. As pichações no monumento, que faz parte do patrimônio histórico-cultural de Porto Alegre, incluíam dizeres como “monumento pagão”. Tais atitudes exprimem e fomentam a demonização e marginalização das religiões de matriz africana, abrindo margem para mais e maiores violências.

Contato Fran Rodrigues: (51) 51 99726 0602.


TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 01 maio 2026

O 1º de Maio e uma semana de terremotos políticos

Sobre o desastre que nos ameaça e como combatê-lo
O 1º de Maio e uma semana de terremotos políticos
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores