Israel frustra esperança de trégua antes do Ramadã
A palestina Ahed Tamini - Reprodução

Israel frustra esperança de trégua antes do Ramadã

Palestinos entram em mês sagrado em meio à ameaças constantes

Redação da Revista Movimento 11 mar 2024, 12:36

Foto: Reprodução

Os muçulmanos entraram em seu mês sagrado, o Ramadã, nesta segunda-feira (11). No entanto, na Palestina os momentos de recolhimento, reflexão e confraternização familiar que caracterizam o período estão tão ameaçados quanto as próprias vidas dos cidadãos da Faixa de Gaza.

Egito, Catar e Estados Unidos tentaram mediar um cessar-fogo com Israel até as vésperas do período. Caso houvesse acordo, reféns israelenses seriam libertados em troca de prisioneiros palestinos em posse de Israel. O país, porém, recusou. 

No domingo (10), um dos líderes do Hamas fez pronunciamento na TV pedindo um acordo que garantisse a retirada das forças israelenses de Gaza e fornecesse à população local todas as necessidades humanitárias. Em troca, o grupo garantiria a libertação de reféns.

“O inimigo deve compreender que deverá pagar um preço na questão da troca, mas a principal prioridade é proteger o povo, acabar com as agressões e os massacres, devolver as pessoas deslocadas às suas casas e abrir um horizonte político para nossa questão”, afirmou Ismail Haniyeh.

Porém, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que não vislumbra capacidade militar do oponente antes de qualquer cessar-fogo. 

Em Jerusalém 

Desde o sábado, milhares de policiais foram deslocados para a cidade velha de Jerusalém, para onde milhares de muçulmanos se deslocam para visitar a mesquita de Al Aqsa, um dos lugares sagrados do islã. Em contraste com os períodos de paz, este ano, a região não foi decorada para a celebração do Ramadã em homenagem às vítimas dos ataques israelenses. 


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão
Editorial
Israel Dutra | 02 abr 2025

O Breque dos Apps e a contexto político nacional

A mobilização dos entregadores, a luta contra a anistia aos golpistas e outros movimentos marcam o cenário nacional
O Breque dos Apps e a contexto político nacional
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"