No Brasil, 37% já tiveram dificuldades de acesso a itens de higiene menstrual 
dignidade menstrual

No Brasil, 37% já tiveram dificuldades de acesso a itens de higiene menstrual 

Dia Internacional da Dignidade Menstrual, celebrado nesta terça-feira, alerta sobre desafios das pessoas que menstruam

Tatiana Py Dutra 28 maio 2024, 10:53

Foto: Reprodução

De acordo com o senso comum, a menstruação é apenas um “incômodo” mensal para  pessoas que menstruam – meninas, mulheres, homens trans e pessoas não binárias. Mas para boa parte dessa população, o período representa um desafio ainda maior por não contarem com condições básicas de cuidado e higiene. É para lançar luz a essa questão que foi instituído o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, celebrado a cada 28 de maio. 

Em alusão à data, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou hoje uma pesquisa feita com 2,2 mil pessoas que menstruam no Brasil. Dos entrevistados, 19% relataram não ter tido dinheiro para comprar absorventes; 37% já enfrentaram dificuldades de acesso a itens de higiene em escolas e outros locais públicos; 60% deixaram de ir à escola ou ao trabalho por causa da menstruação e 86% já abstiveram de fazer alguma atividade física pelo mesmo motivo. 

Esses obstáculos compõem o cenário da chamada “pobreza menstrual”, que conforme estudo anterior da Unicef atinge 28% das pessoas que menstruam (cerca de 11 milhões). Esse tipo de carência engloba a falta produtos, serviços, água e saneamento básico – questões que envolvem variáveis como desigualdade racial e social. 

A escassez de informação sobre o próprio corpo e saúde é outro entrave à dignidade menstrual. Conforme o levantamento da Unicef, 50% das pessoas que menstrual no brasil nunca teve aulas, palestras ou rodas de conversa sobre menstruação na escola, e 77% já se sentiu constrangido no período, o que demonstra que a questão permanece um tabu.

“A falta de informação contribui para o estigma e gera situações de constrangimento. Precisamos desmistificar a menstruação e criar um ambiente acolhedor para pessoas que menstruam. Os dados da enquete reforçam a necessidade de fortalecer as práticas de educação menstrual, sobretudo nas escolas, e construir políticas que promovam a dignidade menstrual para combater desigualdades e empoderar esta e as futuras gerações”, avaliou Ramona Azevedo, analista de comunicação na Viração Educomunicação, que conduziu o levantamento da Unicef.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 09 abr 2025

A primeira crise da Era Trump II

As consequências da nova guerra tarifária de Trump que derrubou bolsas de valores por todo planeta
A primeira crise da Era Trump II
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"