Trabalhistas elegem novo primeiro-ministro do Reino Unido
Após uma sequência de 14 líderes conservadores, Keir Starmer é nomeado premiê
Foto: RoyalFamily via Fotos Públicas
O Partido Trabalhista do Reino Unido conquistou a maioria das cadeiras no Parlamento e elegeu Keir Starmer, atual líder da oposição, como novo primeiro-ministro. Starmer aceitou o convite do rei Charles III para formar o governo, em uma cerimônia que incluiu um aperto de mãos.
Starmer se torna o primeiro premiê trabalhista do Reino Unido em 14 anos, sucedendo Gordon Brown, que assumiu o cargo após Tony Blair e governou de junho de 2007 a maio de 2010. Desde então, o país teve cinco primeiros-ministros conservadores: David Cameron, Theresa May, Boris Johnson, Liz Truss e Rishi Sunak, que ocupava o posto desde outubro de 2022.
Em seu discurso inaugural em Downing Street, Starmer falou sobre a reconstrução do Reino Unido, observando que a mudança pode levar tempo. Ele prometeu um “governo dedicado ao serviço” e destacou a necessidade de uma “reconexão” com o povo.
“Não importa quão violentas sejam as tempestades, uma das grandes forças desta nação sempre foi a capacidade de navegar em direção a águas mais claras”, declarou.
Durante a campanha, Starmer se comprometeu com a estabilidade econômica, a redução das filas no Serviço Nacional de Saúde, uma nova política energética, a criação de vagas para professores e a formação de um centro de comando para reforçar a segurança das fronteiras.
O novo primeiro-ministro, de 61 anos, já serviu como procurador-geral da Inglaterra e País de Gales. Filho de um operário e de uma enfermeira que também apoiavam os Trabalhistas, Starmer entrou na política em 2015 e tem uma orientação política centrista.