PSOL quer evitar redução de impostos para armas no Imposto Seletivo
armas

PSOL quer evitar redução de impostos para armas no Imposto Seletivo

Sem taxação, a carga tributária sobre armas e munições seria reduzida em até 75,5%

Redação da Revista Movimento 16 jul 2024, 13:35

Foto: Agência Brasil

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, em conjunto com a Rede Sustentabilidade, apresentou uma emenda ao projeto de lei que regulamenta a Reforma Tributária (PLP 68/2024) com o objetivo de corrigir uma omissão que excluiu armas e munições da lista de bens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, e, consequentemente, da incidência do Imposto Seletivo (IS), um dos dispositivos criados pelo projeto.

O PLP 68/2024 institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), sendo este último destinado a bens e serviços específicos com o intuito de reduzir intencionalmente seu consumo. Em outras palavras, o IS é um tributo que induz comportamentos, visando desestimular certos atos de consumo no contexto de políticas públicas específicas.

Sem a incidência do IS, a carga tributária sobre armas e munições seria drasticamente reduzida. Atualmente, essa carga pode chegar até 75,5%, abrangendo IPI, PIS/Cofins e ICMS, segundo dados do Instituto Sou da Paz. Com os novos IBS e CBS, a carga tributária seria reduzida para apenas 26,5%, conforme estimativa do Ministério da Fazenda.

“As armas são o principal instrumento utilizado em feminicídio e geram gastos superiores a R$ 40 milhões ao SUS por ano. Se o Imposto Seletivo deve tributar bens que fazem mal à saúde, é medida lógica incluir as armas e munições no Imposto Seletivo”, justifica a líder Erika Hilton (SP).

Sobre a proposta de evitar baixa arrecadação no setor, a deputada afirma que “incentivo fiscal para armas não pode ser uma política do Brasil”.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 17 out 2025

Trump, tire as mãos da Venezuela!

É o momento de unidade em defesa da soberania da Venezuela contra a ameaça imperialista
Trump, tire as mãos da Venezuela!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores