Osasco vota lei de zoneamento hoje 
Osasco_ área verde

Osasco vota lei de zoneamento hoje 

Vereadora Juliana Curvelo  e AtivOz propõem oito emendas para mitigar danos do projeto

Dani Ribeiro 26 set 2024, 16:11

Foto: Sintaemasp/Reprodução

A nova Lei de Zoneamento de Osasco, que será votada hoje (26), na Câmara Municipal, tem gerado grande controvérsia entre moradores, especialistas e ambientalistas, que denunciam os riscos ambientais e sociais que a medida pode trazer. Em resposta, a vereadora Juliana Curvelo, representante da mandata coletiva Juliana e AtivOz, apresentou oito emendas para corrigir as falhas mais alarmantes.

O projet autoriza a construção de condomínios de luxo próximos a zonas de proteção ambiental, sem exigir Estudo de Impacto Ambiental (EIA) ou consulta pública adequada.

“Essas construções, disfarçadas de ecovilas, colocam em risco áreas essenciais para a biodiversidade e o controle de enchentes”, destaca Curvelo.

Além de ignorar medidas para mitigar catástrofes climáticas, como enchentes, a lei delega às construtoras a responsabilidade de realizar estudos de impacto de vizinhança (EIV), levantando preocupações sobre conflito de interesses. A falta de transparência no processo* e a ausência de participação popular também são criticadas.

As oito emendas propostas pela AtivOz incluem aumento das áreas verdes obrigatórias nos novos empreendimentos, incentivos para ampliar vegetação, e a imposição de parâmetros ambientais mais restritivos para fusão de lotes. 

“Nosso objetivo é garantir que o crescimento urbano respeite o meio ambiente e a qualidade de vida da população”, afirma Curvelo.

As emendas reforçam o compromisso da mandata com o futuro sustentável de Osasco, aliado à destinação de R$ 1,2 milhão em emendas estaduais e R$ 3 milhões em emendas federais para projetos voltados à preservação ambiental e bem-estar social.

“Não podemos ignorar os impactos da crise climática em nossa cidade. A nova lei precisa ser revista e ajustada para incluir ações efetivas de mitigação e adaptação”, conclui a vereadora.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores