No Equador, ganha a direita e perde a democracia
images (21)

No Equador, ganha a direita e perde a democracia

Reeleição do direitista Daniel Noboa aconteceu em meio à denúncias de manipulação e fraude

Jorge Escalante 14 abr 2025, 14:46

Foto: Eleições equatorianas aconteceram no último domingo. (CNE/Reprodução)

Daniel Noboa foi reeleito presidente com 56% dos votos contra 44% de Luisa González. Mas sua vitória não foi eleitoral: foi institucional, midiática e repressiva.

Ele usou o Estado como ferramenta de campanha: decretou estado de emergência em sete províncias, impôs toque de recolher, militarizou as ruas e semeou o medo pouco antes das eleições. O objetivo? Desmobilizar o eleitorado popular.

De sua mansão, sem comemorar nas ruas, Noboa fez um discurso sem convicção. Mas o mais preocupante não é sua frieza, mas o uso do Conselho Nacional Eleitoral como escudo político. González exige uma recontagem, mas o sistema já se fechou para a contagem.

A mídia repete “a corrupção Correísta” enquanto mantém silêncio sobre a fortuna e os privilégios do clã Noboa. O Equador é hoje o país mais violento da América Latina. Mas, em vez de combater a causa raiz – a desigualdade -, o país opta por mais prisões, mais polícia e menos direitos.

Os jovens são as principais vítimas: desemprego, precariedade, criminalização. A educação pública é reduzida. O voto indígena, desmobilizado. E a esquerda, fragmentada.

Noboa venceu, sim, mas não em igualdade de condições. Não com democracia real. A máquina do medo, do privilégio, da concentração de poder venceu.

Luisa González anuncia a resistência. Mas a perspectiva é sombria: quando a democracia se torna um espetáculo controlado pelas elites, as urnas não são mais garantia de nada.

No Equador, a direita ganhou, mas a democracia perdeu.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 09 abr 2025

A primeira crise da Era Trump II

As consequências da nova guerra tarifária de Trump que derrubou bolsas de valores por todo planeta
A primeira crise da Era Trump II
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"