Solidariedade com os sindicatos de professores do Panamá
image_editor_output_image1372022109-1720713975274-960x500-1

Solidariedade com os sindicatos de professores do Panamá

Greve da categoria panamenha está convocada para o próximo dia 23 de abril

Foto: Mobilização de educadores panamenhos. (STEs/Reprodução)

Da parte da Confederação de Sindicatos de Trabalhadores da Educação da Espanha (STES-Intersindical), expressamos nossa mais forte solidariedade com a greve por tempo indeterminado convocada pelos sindicatos de professores do Panamá a partir de 23 de abril de 2025.

Essa mobilização ocorre em resposta à aprovação da Lei 462, que reforma o Fundo de Seguridade Social (CSS) e que, de acordo com os professores panamenhos, ameaça impor pensões de miséria, aumenta secretamente a idade de aposentadoria e permite a transferência de fundos públicos para entidades privadas e estrangeiras, alocando apenas 10% dos recursos para projetos nacionais.

Os profissionais da educação panamenhos, após terem realizado greves de advertência de 24 e 48 horas, decidiram intensificar sua luta diante da falta de resposta do governo. Sua principal reivindicação é a revogação imediata da Lei 462, em defesa de um sistema de seguridade social justo e sustentável para as gerações atuais e futuras.

Do STES-Intersindical, apoiamos totalmente essa luta pela dignidade do trabalho e pelo direito a uma aposentadoria decente. Rejeitamos qualquer tentativa de criminalizar o movimento dos professores e exigimos que os direitos fundamentais de greve e protesto sejam respeitados.

A defesa da educação pública e dos direitos sociais é uma causa comum que transcende fronteiras. Portanto, nos unimos ao clamor dos trabalhadores em educação do Panamá e lhes enviamos nosso apoio e solidariedade nessa luta justa.

Sua luta é a nossa luta!



TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores