Convocatória Encontro Internacional: Povos, Territórios e Natureza frente ao caos global
Atividade internacional acontecerá em São Paulo entre os dias 26 e 28 de maio de 2025
Via Assembleia Mundial pela Amazônia
Os movimentos sociais, ambientais e anti-imperialistas de todas partes enfrentam o desafio de organizarem-se contra a agressão aos povos, o saque de seus territórios e a destruição do clima e da biosfera da Terra. 2024 foi o ano mais quente em 120 mil anos, com temperaturas 1,5° C mais altas do que a do período pré-industrial; caminhamos para ultrapassarmos um aquecimento global médio de 2° C antes de meados do século. Iniciamos o ano com o governo Trump promovendo o desmonte das estruturas de governança global construídas desde o fim da II Guerra Mundial e uma ofensiva sistemática contra direitos duramente conquistados. Ele desencadeou uma guerra comercial generalizada que desorganiza a economia mundial e penaliza fortemente os países mais vulneráveis. Enfrentamos o avanço de fascismos, a multiplicação de expressões de racismo, xenofobia, intolerância e negação da ciência, o crescimento do fossilismo e dos gastos militares. Eclodem guerras cada vez mais sangrentas que se transformam em massacres y genocídios.
Pressões vorazes da economia mundial capitalista se ampliam e as demandas neoextrativistas e neocoloniais multiplicam zonas de sacrifício de povos e territórios. Catástrofes se abatem sobre povos indígenas e populações vinculadas a seus territórios, mas também sobre as periferias das grandes cidades, os pobres, as mulheres, crianças e idosos, as populações racializadas. Quer-se que tudo seja privatizado e apenas as finanças globais sejam levadas em conta, inclusive nas políticas ambientais. Aos “mercados de carbono” se somam agora as falsas propostas de “Financiamento para as Florestas Tropicais para Sempre” (Tropical Forest Forever Facility – TFFF). As políticas de “transição energética” previamente pactuadas estão sendo atropeladas pela voragem por petróleo e outros combustíveis fósseis.
A América do Sul acolhe a vigorosa Floresta Amazônica, um bioma estratégico para o clima de todo o planeta, que hoje se aproxima de um ponto de não retorno, de colapso pelo avanço do agronegócio, do extrativismo e do aquecimento global. Aqui a predação capitalista é enfrentada por povos que, desde seus territórios, buscam estabelecer territórios livres de petróleo, desmatamento, de mineração, de racismo, de feminicídio e de ecocídio. É em nosso continente que serão realizados dois eventos de grande visibilidade: em agosto, na Colômbia, a V Cúpula dos presidentes dos países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica
(OTCA); e, com destaque global, em novembro, no Brasil, na cidade de Belém do Pará, o encontro anual da Conferência das Partes (COP 30) da Convenção sobre o Clima Tratado da ONU. Esses são pontos de encontro para ativistas que, na região e em todo mundo, buscam construir uma alternativa para o caminho suicida que o capitalismo e os seus governos estão percorrendo.
Para refletirmos sobre a nova situação mundial e buscarmos convergências entre nossas lutas a Mobilização dos Povos pela Terra e pelo clima, e as organizações abaixo assinadas vamos organizar, de 26 a 28 de maio, na cidade de São Paulo, o Encontro Internacional “Povos, territórios e Natureza frente ao caos global” sob a seguinte agenda que está em construção:
- 26 de maio manhã e tarde: Análise da situação global e novas estratégias. Enfrentando o caos global, a nova divisão do mundo, a guerra comercial, a emergência do fascismo e militarismo, as guerras e os genocídios, o agravamento do extrativismo e a crise climática.
- 27 de maio manhã: Internacionalismo das florestas tropicais. Análise do TFFF y estratégias desde os territórios para defensa das florestas.
- 27 de maio tarde: Por uma Amazônia e um mundo livre de petróleo. O caminho desde os povos e a Natureza para deixar os combustíveis fósseis sob a terra, rios e oceanos.
- 28 de maio manhã: Convergência das lutas socioambientais por territórios livres nos campos e nas cidades. A construção de territórios sustentáveis e agroecológicos que promovam os direitos da Natureza, livres de extrativismo, feminicídios, racismo e violência.
- 28 de maio tarde: Estratégias para a V Cúpula de Presidentes da Amazônia e COP30. Mapeamento do caminho para avançar com nossas propostas e estratégias de ação.
Para participar do Encontro, local a definir, preencha o formulário de inscrição anexo.
Convocam:
Mobilização dos Povos pela Terra e pelo clima
Coalizão mundial para as florestas
Assembleia Mundial pela Amazônia
WALHI, Indonesia
Centre for Environmental Justice, Togo
Fundación Solón, Bolivia
Attac, Argentina
Asamblea Argentina Mejor sin TLC
Coletivo 660
Ação Educativa
RBE-Rede Brasileira Ecossocialista
Associação Alternativa Terrazul
FBOMS – Forum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais
Pororoka, Brasil
Women Engage for a Common Future
Rede de Trabalho Amazônico GTA
Rede Emancipa de Educação Popular de Brasil
COP do Povo
Casa Amazônia
Instituto Universidade Popular (Unipop)