Às vésperas da COP 30, Belém declara Trump persona non grata
Donald Trump

Às vésperas da COP 30, Belém declara Trump persona non grata

Câmara Municipal envia recado à extrema direita global ao rejeitar tarifaço imposto por Trump; vereadora Vivi Reis denuncia ataque à Amazônia e defende soberania popular

Redação da Revista Movimento 7 ago 2025, 11:39

Foto: GPO/ Fotos Públicas

A cidade de Belém, no Pará – escolhida como sede da COP30, conferência climática das Nações Unidas – declarou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, persona non grata no município. A decisão, aprovada pela Câmara Municipal nesta quarta-feira (6), é um gesto simbólico de repúdio à política hostil adotada pelo republicano contra o Brasil, especialmente contra a economia amazônica.

A proposta, apresentada pelo vereador Alfredo Costa (PT), foi aprovada por 12 votos favoráveis, contra 9 contrários e 2 abstenções, e contou com o apoio da vereadora Vivi Reis (PSOL), conhecida por sua atuação em defesa dos direitos socioambientais e dos povos da Amazônia.

“O tarifaço de Trump tem efeitos perversos sobre os empregos e o bolso do povo brasileiro, atingindo setores como o de extração e exportação de açaí aqui no Pará”, afirmou Vivi.

“Sanções econômicas com o apoio da extrema direita, que trai o país apenas para defender seus próprios interesses – essa é a verdadeira bandeira dos que se dizem patriotas. A nossa bandeira é a defesa da nossa cidade, da Amazônia, do país.”

O gesto da Câmara ocorreu no mesmo dia em que entrou em vigor um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA, anunciado por Trump como parte de sua agenda ultranacionalista e protecionista. A taxação atinge especialmente setores estratégicos da Amazônia, como a exportação de madeira legalizada, castanha-do-pará e frutas nativas como o açaí, com impacto direto sobre comunidades extrativistas e ribeirinhas, que dependem da economia verde para sobreviver com dignidade.

A medida também marca uma reação municipal à presença indesejada de figuras públicas ligadas ao negacionismo climático e à extrema direita global. Embora a declaração de persona non grata não tenha efeito legal impeditivo – ou seja, Trump podee comparecer à COP30 -, ela funciona como um repúdio político explícito à sua presença em um evento que terá como foco a preservação ambiental, a justiça climática e a soberania dos povos da floresta.

A vereadora Vivi Reis reforçou ainda que o gesto de Belém é um contraponto à hipocrisia da direita internacional, que se diz defensora da liberdade enquanto impõe sanções que restringem o direito de populações inteiras ao sustento básico e à autodeterminação econômica.

Tarifaço em vigor

A política de tarifas de Trump, adotada com o pretexto de proteger o mercado interno dos EUA, vem sendo duramente criticada por analistas econômicos. Segundo reportagem da BBC Brasil, o tarifaço afeta diretamente países em desenvolvimento e acirra desigualdades no comércio internacional, impactando de forma desproporcional os países do Sul Global – entre eles, o Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou recentemente, em tom firme, que não pretende negociar com Trump sobre o tarifaço, e que, se entrar em contato, será apenas para convidá-lo formalmente à COP30. 

“Não vou me humilhar ligando para discutir tarifas”, disse Lula, segundo o Estadão. Em vez disso, o presidente brasileiro pretende levar o tema à mesa dos Brics, grupo de países em desenvolvimento que inclui, além do Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul.

O gesto da Câmara de Belém é um aviso de que a capital da Amazônia não servirá de palanque para representantes do imperialismo disfarçado de diplomacia climática.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 05 nov 2025

A vitória de Mamdani e os reflexos para a esquerda brasileira

A vitória de Zohran Mamdani é um fato mundial que influencia e reflete os debates no presente
A vitória de Mamdani e os reflexos para a esquerda brasileira
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores