Fábio Félix defende regulação das redes sociais para proteger crianças e adolescentes
Deputado do PSOL alerta para a exploração infantil impulsionada por algoritmos e cobra que plataformas cumpram o ECA
Foto: Alê Bastos/Ascom Fábio Felix
Durante sessão plenária da Câmara Legislativa de terça-feira (12), o deputado distrital Fábio Felix (PSOL) defendeu a regulação das redes sociais para proteger crianças e adolescentes.
“Essa discussão é fundamental porque crianças estão sendo expostas, de forma imprópria, muitas vezes pelos seus pais, mães ou tutores com base numa lógica de algoritmo de monetização para ganhar dinheiro”, pontuou.
Assistente social, o parlamentar reforçou que sua formação acadêmica e experiência profissional é voltada justamente para a área da infância e adolescência.
“Ao longo da minha trajetória, eu sempre pesquisei direito da infância e adolescência. Meu primeiro emprego foi enfrentando o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes na rodoviária e no Setor Comercial Sul. E, depois, trabalhei no sistema sócio-educativo, atendendo adolescentes em conflito com a lei. E a gente tem, agora, uma oportunidade de debate público dessa questão”, explicou Fábio Felix.
Para o deputado, o tema é urgente para ser pautado no Poder Legislativo local, federal e não há outra saída porque as plataformas lucram com a sexualização e a adultização de crianças.
“Essas empresas estão faturando com a retirada de direitos de crianças e adolescentes, e precisam ser reguladas para que cumpram a legislação brasileira. Já temos o Estatuto da Criança e do Adolescente e as redes sociais precisam cumprir o que está previsto no Brasil. A regulação não é sobre liberdade de expressão, é sobre proteção da infância e adolescência na internet”, finalizou.