Sinastt: Sâmia lidera debate sobre saúde do trabalhador
trabalhador

Sinastt: Sâmia lidera debate sobre saúde do trabalhador

Audiência pública marca passo decisivo para enfrentar a precarização laboral, a invisibilidade das doenças do trabalho e a urgência de políticas integradas de vigilância e prevenção

Redação da Revista Movimento 4 nov 2025, 10:21

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (4) uma audiência pública decisiva para discutir a criação do Sistema Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Sinastt) – uma proposta estratégica para enfrentar a precarização das relações de trabalho, ampliar o mercado formal e garantir proteção integral à saúde de quem vive do próprio labor.

O debate, marcado para as 16h30min no plenário 8, foi convocado a partir de requerimento da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que tem atuado para recolocar a saúde laboral no centro da agenda pública. Para ela, o Sinastt é uma resposta direta à realidade de invisibilidade e subnotificação que marca as doenças e mortes relacionadas ao trabalho no Brasil. 

“O atual modelo é fragmentado e trata o trabalhador como mero indicador de produtividade, em vez de garantir seu direito à saúde e à dignidade”, afirma a parlamentar.

A proposta prevê coordenação nacional pelo Ministério da Saúde, integração de dados, diagnóstico qualificado de agravos e ações preventivas e corretivas que hoje esbarram na falta de articulação entre órgãos públicos. Na visão da deputada e de especialistas convocados para o debate, um sistema integrado é fundamental para superar décadas de flexibilização e negligência que empurraram milhões de trabalhadores para condições inseguras.

O projeto também apresenta diretrizes ousadas para o próximo governo federal, centradas na reversão das políticas que aprofundaram a precarização.

“Entre as propostas concretas para o próximo Governo Federal, destacam-se a realização de uma pesquisa nacional domiciliar sobre saúde e trabalho, a revogação das alterações trabalhistas e previdenciárias recentes, a quebra do Teto de Gastos, o fortalecimento do financiamento e da capacidade de vigilância do SUS, a democratização do registro de condições de trabalho e a garantia do direito humano à intocabilidade do corpo do trabalhador”, afirma.

Ao pautar o Sinastt, Sâmia Bomfim recoloca no centro do debate legislativo a defesa da vida, da dignidade e da saúde de trabalhadores e trabalhadoras – um contraponto necessário à lógica que, por anos, priorizou lucro e produtividade acima dos direitos humanos.

*Com informações da Agência Câmara


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 30 out 2025

Castro realiza a maior chacina da história do Brasil

O criminoso Cláudio Castro tem que sair do Palácio Guanabara para a prisão, sob pena de vermos novas chacinas promovidas pelo Estado e envelopadas como política de segurança pública
Castro realiza a maior chacina da história do Brasil
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores