Professora Ângela fica!
Professora Angela é a primeira vereadora do PSOL eleita em Curitiba

Professora Ângela fica!

Denúncia aceita por comissão da Câmara Municipal de Curitiba pode cassar o mandato da Professora Ângela (PSOL), após debate legítimo sobre redução de danos tornar-se alvo de retaliação institucional

Tatiana Py Dutra 14 nov 2025, 11:28

Foto: Felipe Roehrig/Divulgação

A vereadora Professora Ângela (PSOL) vê seu mandato sob grave risco no município de Curitiba, em um episódio que denuncia o avanço de retaliações políticas contra agentes que buscam ampliar o debate democrático sobre saúde, justiça e direitos humanos. Na última quarta-feira (12), a Comissão Processante da Câmara Municipal de Curitiba aceitou a denúncia por quebra de decoro parlamentar contra Ângela, encaminhando ao plenário um Processo Ético-Disciplinar (PED) que pode levar à cassação de seu mandato. 

A origem do processo foi a apresentação, em 5 de agosto, durante audiência pública na Câmara, de uma cartilha sobre a política de redução de danos ao uso de drogas – incluindo substâncias como maconha, cocaína e ecstasy – elaborada pelo mandato da vereadora. O material, segundo a defesa, tinha caráter educativo, voltado para profissionais de saúde, assistência social e segurança pública, e para usuários adultos. 

No entanto, parlamentares conservadores apontaram o conteúdo como apologia ao uso de drogas. O vereador Da Costa (União Brasil) classificou a cartilha como “gravíssima e deplorável”, afirmando ter lido trechos como “conheça a substância e inicie em pequenas quantidades” – supostas orientações sobre LSD no material. 

Os relatores da comissão, entre eles o vereador Olimpio Araújo Júnior (PL) como relator, decidiram pela admissibilidade da denúncia. Outros membros que acompanharam o parecer foram Renan Ceschin (Podemos) e Zezinho Sabará (PSD).

A defesa da vereadora aponta que o processo é marcado por falhas e motivações políticas. Em suas alegações finais, manifestadas em 21 de outubro, a defesa argumentou que o rito da comissão possui “inconsistências jurídicas”, que o processo não deveria substituir o Ministério Público nem servir como instrumento de “disputa ideológica”. 

Para Ângela, “a Política de Redução de Danos é séria, reconhecida mundialmente e orientada pelo SUS”. 

A própria parlamentar afirmou: 

“Não há nada de ilegal ou de quebra de decoro em trazer debates como esse para dentro desta Casa”. 

Mas o episódio expõe, na visão de setores da esquerda, como pautas de direitos – sobretudo ligadas à saúde pública, à autonomia e à crítica ao modelo punitivo – podem ser transformadas em alvo de perseguições institucionais. O fato de o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CONESD-PR) ter aprovado, em agosto, uma “Nota de Repúdio” à cartilha, por “não alinhamento às diretrizes do Plano Estadual de Políticas sobre Drogas”, reforça o ambiente de cerco político. 

O que está em jogo vai além de uma disputa interna na Câmara de Curitiba. Trata-se da liberdade de expressão parlamentar, da autonomia de mandato e do espaço para debater políticas progressistas de saúde pública em um cenário que prefere criminalização, estigmatização e censura. Quando o simples ato de distribuir material educativo – ainda que controverso – passa a ser tratado como motivo para cassação de mandato, abre-se um precedente perigoso para a democracia local.

Além disso, há o risco de seletividade política: ao passo que eventos organizados por vozes conservadoras ou pela extrema direita seguem sem viveiros institucionais equivalentes, a vereadora da esquerda é submetida a processo de cassação por exercer seu mandato e propor pauta de transformação.

A vereadora agora aguarda a votação em plenário da Câmara, cujo agendamento depende do presidente da mesa, Tico Kuzma (PSD). Ainda não foi marcada data para a deliberação. 

No Brasil contemporâneo, em que a extrema direita recupera espaços institucionais e a crítica às políticas proibicionistas é tratada com hostilidade, o caso de Professora Ângela assume contornos simbólicos. É um alerta para todos que defendem que o parlamento – e não apenas os tribunais ou o Executivo — seja um espaço de disputa de ideias, sobretudo aquelas que questionam privilégios, castigos e estigmas.

Quem acompanha o episódio deve ficar atento: trata-se de uma vereadora eleita que, ao invés de ser avaliada por sua obra ou propostas de mandato, enfrenta ameaça de cassação por incômodo político — e não pela prática de crime definido. A aproximação de saúde, direitos humanos e políticas sociais, quando posta em cena, parece continuar incomodando o poder conservador. É hora de mobilização em todos os níveis para defender o mandato da Professora Ângela!


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 10 nov 2025

A COP-30 no espelho da situação nacional

A realização da COP 30 na Amazônia coloca novamente a emergência climática no centro do debate público no Brasil
A COP-30 no espelho da situação nacional
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores