Críticas a Trump por democratas e republicanos aumentam enquanto seu apoio cai
2220179083-1500x1000-1

Críticas a Trump por democratas e republicanos aumentam enquanto seu apoio cai

Em todo o país, comunidades estão se organizando e voltarão a se manifestar em 28 de março

Dan La Botz 9 fev 2026, 08:59

Foto: Protesto No Kings em Nova York. (Kamil Krzaczynski/GI)

Via International Viewpoint

Durante o primeiro ano de seu segundo mandato, o presidente Donald Trump teve controle praticamente absoluto sobre o Partido Republicano. Ninguém o criticava, seja porque concordava com suas políticas autoritárias e de extrema direita, seja porque temia que, ao levantar a voz, veria sua carreira ser destruída.

Agora as coisas mudaram. Republicanos passaram a criticar suas políticas de deportação de imigrantes, suas postagens racistas e sua ameaça de assumir o controle do processo eleitoral. Ao mesmo tempo, o apoio a Trump está em queda, como mostram as pesquisas. Trump e os republicanos temem — e muitos democratas acreditam — que eles possam perder a próxima eleição de meio de mandato, em 3 de novembro de 2026.

O ponto de inflexão foi o assassinato, em Minneapolis, da enfermeira Alex Pretti pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE), visível para todo o país em vídeos do ocorrido filmados por transeuntes. O assassinato de Pretti obrigou Trump a afastar o pretensioso e sádico Gregory Bovino, que estava à frente da operação de deportação do ICE na cidade, substituindo-o pelo “czar da fronteira” Tom Homan, além de retirar 700 dos 3.000 agentes federais que atuavam ali. Ainda assim, o ICE continua suas operações em Minneapolis e em outras cidades do país, enfrentando resistência em todos os lugares.

A opinião pública norte-americana ficou horrorizada e indignada com o ICE e seus ataques violentos tanto contra imigrantes quanto contra cidadãos dos EUA. Hoje, de acordo com pesquisas recentes, 65% dos americanos dizem que o ICE foi longe demais. Essa visão é compartilhada por 95% dos democratas, 71% dos independentes e 27% dos republicanos. Além disso, 50% dos entrevistados afirmam que o ICE os faz se sentir menos seguros, enquanto apenas 22% acreditam que ele aumenta a segurança. Vale destacar que cerca de 57% das mulheres, um segmento crucial do eleitorado, sentem-se muito menos seguras. O apoio a Trump permanece em 39%, sua taxa habitual, mas agora — e isso é algo novo — 51% o desaprovam fortemente.

Recentemente, Trump publicou um vídeo na internet, baseado em “O Rei Leão”, que o mostrava como o rei da selva, mas retratava tanto o ex-presidente Barack Obama quanto a ex-primeira-dama Michelle Obama como macacos. A representação de pessoas negras como macacos é um antigo estereótipo racista que remonta aos tempos da escravidão e ao período das leis Jim Crow de privação de direitos, segregação e linchamentos, e que serviu para desumanizar os afro-americanos. Tanto democratas quanto republicanos condenaram duramente a postagem. O senador Tim Scott, o único senador negro do Partido Republicano, geralmente um seguidor leal de Trump, disse que esperava que a postagem fosse falsa, “porque é a coisa mais racista que já vi sair desta Casa Branca”. Mas não era falsa: Trump ou um de seus assessores realmente a publicou. Após as críticas, ele foi forçado a removê-la — mas se recusou a pedir desculpas.

Gerando ainda mais críticas, Trump declarou recentemente: “Nós [o Partido Republicano] deveríamos assumir o controle da votação, da votação em pelo menos muitos — 15 lugares. Os republicanos deveriam nacionalizar a votação”. Trump afirma que, em estados e cidades governados pelo Partido Democrata, como Filadélfia, Atlanta e Detroit, as eleições são corruptas. Em outros momentos, ele reclama que, com o apoio do Partido Democrata, imigrantes que não são cidadãos estariam votando. Na realidade, há pouquíssima fraude eleitoral nos Estados Unidos e o voto de não cidadãos não é um problema. Pela Constituição dos EUA, os estados administram as eleições, e o presidente dos Estados Unidos não tem absolutamente nenhum papel nisso. Alguns republicanos também criticaram Trump por dizer que o governo federal deveria administrar as eleições. Há o temor de que Trump possa declarar um estado de emergência nacional no momento da eleição, embora a lei determine que nenhum “soldado ou homem armado” possa estar presente nos locais de votação.

Trump está pressionando — e nós também. Em todo o país, as pessoas estão se organizando contra o ICE em suas comunidades, planejando defender suas eleições e voltarão a se manifestar em 28 de março, proclamando: Stop ICE! e No Kings!


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 03 fev 2026

A crise do Master exige respostas à esquerda

A crise do Banco master é um grande problema para o andar de cima e também uma oportunidade para a esquerda combativa agitar um programa antibanqueiros
A crise do Master exige respostas à esquerda
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores