Revista Movimento Movimento (100 anos da Revolução Russa) Movimento (100 anos da Revolução Russa): crítica, teoria e ação

Revista Movimento

Edição 1

O número de inauguração da Revista Movimento conta com cinco textos sobre a crise em curso no Brasil, seus sentidos e possíveis desdobramentos. A edição não trata apenas, no entanto, de debates nacionais. A seção internacional traz artigos sobre os atuais contornos do imperialismo, a situação dos Estados Unidos e as transformações da luta curda. A edição tem ainda um rico relato de tintas autobiográficas de Henrique Carneiro a respeito da luta antiproibicionista no Brasil e sua necessária, mas nem sempre harmoniosa, relação com a esquerda.

Movimento: Crítica, teoria e ação
Ano 1. Nº 1. abr/jun 2016.
Baixar PDF (755,8kB)

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Na quinta edição da Revista Movimento, trazemos ao público um especial sobre a crise brasileira. Nele, publicamos longa entrevista com o economista Plinio Sampaio Jr., que oferece instigante diagnóstico do fracasso da política econômica conduzida pelos governos do PT. Fecham a seção dois artigos sobre o poder das corporações no capitalismo global e a teia corrupta que estabelecem com Estados e governos. Um conjunto de artigos sobre a situação internacional aborda as dificuldades enfrentadas pelo governo Trump, a crise na Venezuela e o avanço das lutas no Peru.

Abaporu

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista