Rajoy e a monarquia não passarão!

Declaração da comissão internacional do Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL)

Comissão Internacional do MES 22 set 2017, 18:39

Todo apoio ao direito de decidir e à República catalã!

O povo catalão está nas ruas enfrentando a ingerência e a repressão golpista do governo espanhol. Seu maior desejo é decidir se se torna uma República independente ou não. Outra vez, a Catalunha está dando um exemplo ao mundo. Há alguns meses, foi em Barcelona que se realizou a maior mobilização pela acolhida de imigrantes. Foi também em Barcelona, após um covarde atentado do ISIS, que dezenas de milhares saíram às ruas em repúdio ao terrorismo, condenando ao rei e ao presidente Rajoy pelo envio de armas às ditaduras do Oriente Médio.

Depois de sufocar financeiramente o referendo catalão, na manhã desta quarta-feira (20 de setembro), Rajoy decidiu reprimir o independentismo catalão. Cercaram a Generalitat com forças repressoras e prenderam ao menos 14 autoridades do governo local. O sistema de informática dos órgãos administrativos da Catalunha foi cortado, sedes de partidos independentistas e de sindicatos foram assediadas, manifestações foram bloqueadas. Mesmo assim, o povo catalão não esmoreceu e continua nas ruas, com bandeiras estreladas e gritos de ‘Votaremos!”, defendendo o seu direito de decidir.

As próximas jornadas serão decisivas. Uma mobilização popular democrática está em curso e isso merece o apoio de todos os povos do mundo. Na Catalunha se joga a vontade democrática de um povo que quer ser independente. Esta luta interessa a todos os povos e trabalhadores do mundo. Se eles conseguem seus objetivos será também um triunfo das lutas democráticas contra o avanço repressivo das direitas e dos governos autoritários em todo o mundo.

Será um golpe para Trump que retira os direitos dos imigrantes, planeja construir um muro na fronteira com o México, trabalha para acabar com a seguridade social nos EUA e está lançando ameaças à Coreia, colocando em perigo toda a humanidade. Também será um golpe contra os golpistas e corruptos que (des) governam o Brasil e aprofundam reformas reacionárias contra as conquistas históricas e democráticas do povo brasileiro. Da mesma forma, será um golpe ao Bolsonaro e aos setores direitistas do Exército que começam a falar em ‘solução militar’, caso a crise das castas políticas não se estanque. Para o Peru, uma vitória da autonomia catalã significará, ademais, uma grande derrota tanto para Fujimori como para Kuzcinsky, que possuem aversão a qualquer expressão de poder das ruas. Se os catalães impuserem sua legítima vontade, também será um alento para os setores venezuelanos que defendem o resgate do autêntico protagonismo do povo bolivariano, em contraposição ao autoritarismo de Maduro e do elitismo da MUD. Além disso, se os catalães conseguem reverter o golpe da direita espanhola, mais força terá o povo argentino contra o governo de Macri e contra a repressão aos mapuches, na luta pela aparição com vida do jovem Santiago Maldonado.

É por tudo isso que nos juntamos ativamente à solidariedade internacional à Catalunha e convocamos todas as organizações combativas e democráticas da América Latina a fazer o mesmo! Desde o Brasil, o PSOL está na linha de frente de protestos e mobilizações nos consulados do Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Nossos parlamentares divulgam notas de apoio ao povo catalão e debatem iniciativas contra a repressão do governo espanhol.

Vamos mostrar a Rajoy, que acaba de dizer que o referendo não tem nenhum ‘apoio internacional’, o quanto ele está enganado! A Catalunha tem o direito de decidir e não é nenhum governo corrupto e desmoralizado que vai impedi-la de ser dona do seu próprio destino!

NÃO AO GOLPE DE RAJOY E DA MONARQUIA!
TODO APOIO AO DIREITO DE DECIDIR E À REPÚBLICA CATALÃ!

(Texto originalmente publicado no Portal de la Izquierda.)


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi