Falece Daniel Viglietti, uma das vozes da resistência popular uruguaia

O músico nasceu em 1939 na mesma cidade onde faleceu e é considerado um dos maiores expoentes do canto popular uruguaio.

Publico.es 31 out 2017, 12:36

O cantor e compositor uruguaio Daniel Viglietti faleceu durante a noite da segunda-feira em Montevidéu, aos 78 anos, por complicações numa intervenção cirúrgica.

O músico nasceu em 1939 na mesma cidade onde faleceu e é considerado um dos maiores expoentes do canto popular uruguaio e uma referência para vários compositores da América Latina. Mas, sobretudo, sua música se destaca por seu forte conteúdo social e de esquerda, com letras associadas às lutas populares no Uruguai e na América Latina.

Entre suas composições mais conhecidas figuram A desalambrar, Canción para mi América, Milonga de andar lejos e Gurisito, e algumas delas fizeram parte do repertório de artistas internacionais como a chilena Isabel Parra, o espanhol Joan Manuel Serrat, a argentina Mercedes Sosa, a cantora mexicana nascida em Costa Rica Chavela Vargas ou a venezuelana Soledad Bravo.

A partir de seu segundo disco Hombres de nuestra tierra, começou a trabalhar na musicalização de poemas de escritores como Líber Falco, César Vallejo, Rafael Alberti e Federico García Lorca, entre outros.

Uma vida e obra marcada pela repressão e pelo exílio

Viglietti, conhecido por seu ativismo em lutas populares, foi detido em 1972 pelas autoridades uruguaias no marco de repressão dos movimentos de esquerda que precedeu ao golpe de estado civil-militar de 1973. A campanha por sua liberação desde o exterior foi encabeçada por nomes como Jean Paul Sartre, François Mitterrand, Julio Cortázar e Oscar Niemeyer.

Entre 1973 e 1984, durante a ditadura, exilou-se primeiro na Argentina e depois na França. Neste último país, permaneceu durante 11 anos. Durante este tempo, percorreu o mundo em turnês musicais solidárias, levando seu canto e denunciando a ditadura no Uruguai e vários países da América Latina. Ressalta seu trabalho, como ele mesmo assinalava “não por casualidade”,Trabajo de hormiga. Nesse período gravou também em Cuba, junto a artistas como Silvio Rodríguez, Pablo Milanés e Chico Buarque.

Seu exílio terminou com sua volta a Montevidéu em 1 de setembro de 1984. Ali o receberam milhares de pessoas e realizou um recital que sempre recordou como “o mais emocionante de seus 40 anos de carreira”.

A partir de sua volta, trabalhou na edição de numerosos trabalhos que nunca perderam o conteúdo de denúncia e crítica social. Entre eles, destaca A dos voces com Mario Benedetti, reflexo de numerosos recitais realizados junto com o grande poeta uruguaio durante o exílio compartilhado por ambos.

Fonte: http://www.publico.es/culturas/daniel-viglietti-fallece-cantautor-daniel-viglietti-voces-resistencia-popular-uruguaya.html


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão