Carl Sagan e o socialismo

Em memória a Carl Sagan, divulgador científico que hoje completaria 83 anos, reproduzimos um trecho de uma entrevista na qual ele foi perguntado se é socialista.

Charles Rosa e Tiago Madeira 9 nov 2017, 14:38

Carl Edward Sagan (New York, 09/11/1934 — Seattle, 20/12/1996) foi um astrônomo, cosmólogo, escritor e divulgador científico. É autor de mais de 600 publicações e mais de 20 livros de ciência e ficção científica. Um dos mais conhecidos é Cosmos, que inspirou uma popular série de TV em 1980.

Em memória a Carl Sagan, no dia em que completaria 83 anos, reproduzimos um trecho de uma entrevista que concedeu à CNN em 1996. O jornalista perguntou se ele é socialista e esta foi a sua resposta:

Eu não tenho certeza o que seria um socialista, mas eu acredito que o governo tem a responsabilidade de cuidar das pessoas. Eu não estou falando de caridade, mas de tornar as pessoas auto-suficientes, capazes de se cuidar.

Há países que são perfeitamente capazes de fazer isso. Estados Unidos é um país extremamente rico, perfeitamente capaz de fazer isso, mas escolhe não fazer. Escolhe ter moradores de rua.

Somos o 19º no mundo em mortalidade infantil. 18 outros países salvam as vidas de seus melhores do que nós. Como? É que eles simplesmente gastam mais dinheiro com isso. Eles se preocupam com seus filhos mais do que nós se preocupamos com os nossos.

Eu acho que isso é uma vergonha. Este país tem uma vasta riqueza. Basta olhar para o que algo como o Star Wars (Strategic Defensive Initiative). O dinheiro gasto em Star Wars já passa de 20 bilhões de dólares. Se permitirem a esses caras continuarem, eles vão gastar um trilhão de dólares.

Pense no que esse dinheiro poderia ser usado: para educar, para ajudar, para trazer às pessoas uma sensação de auto-confiança, para melhorar não apenas a felicidade das pessoas nos EUA mas sua posição econômica, para melhorar a competitividade dos EUA em comparação com outros países. Nós estamos usando o dinheiro para as coisas erradas.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 nov 2024

Depois das eleições, combater o pacote antipopular

A luta contra as propostas de austeridade fiscal do governo federal deve ser a prioridade da esquerda neste momento
Depois das eleições, combater o pacote antipopular
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi