Carl Sagan e o socialismo

Em memória a Carl Sagan, divulgador científico que hoje completaria 83 anos, reproduzimos um trecho de uma entrevista na qual ele foi perguntado se é socialista.

Charles Rosa e Tiago Madeira 9 nov 2017, 14:38

Carl Edward Sagan (New York, 09/11/1934 — Seattle, 20/12/1996) foi um astrônomo, cosmólogo, escritor e divulgador científico. É autor de mais de 600 publicações e mais de 20 livros de ciência e ficção científica. Um dos mais conhecidos é Cosmos, que inspirou uma popular série de TV em 1980.

Em memória a Carl Sagan, no dia em que completaria 83 anos, reproduzimos um trecho de uma entrevista que concedeu à CNN em 1996. O jornalista perguntou se ele é socialista e esta foi a sua resposta:

Eu não tenho certeza o que seria um socialista, mas eu acredito que o governo tem a responsabilidade de cuidar das pessoas. Eu não estou falando de caridade, mas de tornar as pessoas auto-suficientes, capazes de se cuidar.

Há países que são perfeitamente capazes de fazer isso. Estados Unidos é um país extremamente rico, perfeitamente capaz de fazer isso, mas escolhe não fazer. Escolhe ter moradores de rua.

Somos o 19º no mundo em mortalidade infantil. 18 outros países salvam as vidas de seus melhores do que nós. Como? É que eles simplesmente gastam mais dinheiro com isso. Eles se preocupam com seus filhos mais do que nós se preocupamos com os nossos.

Eu acho que isso é uma vergonha. Este país tem uma vasta riqueza. Basta olhar para o que algo como o Star Wars (Strategic Defensive Initiative). O dinheiro gasto em Star Wars já passa de 20 bilhões de dólares. Se permitirem a esses caras continuarem, eles vão gastar um trilhão de dólares.

Pense no que esse dinheiro poderia ser usado: para educar, para ajudar, para trazer às pessoas uma sensação de auto-confiança, para melhorar não apenas a felicidade das pessoas nos EUA mas sua posição econômica, para melhorar a competitividade dos EUA em comparação com outros países. Nós estamos usando o dinheiro para as coisas erradas.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 06 jun 2025

06 de Junho de 2004, vinte e um anos depois

Após mais de duas décadas de existência, o PSOL se encontra em um impasse programático
06 de Junho de 2004, vinte e um anos depois
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Sem internacionalismo, não há revolução!
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!

Autores

Camila Souza