Parem os ataques ao povo curdo!

Em nota, o Partido Socialismo e Liberdade reafirma sua solidariedade internacional com os curdos.

Executiva Nacional do PSOL 22 jan 2018, 18:12

Entre os dias 20 e 21, a aviação turca abriu fogo contra a cidade de Afrin, no norte da síria, buscando destruir as posições do Curdistião sírio. Uma agressão brutal e covarde, que deixou mortos e feridos civis, não apenas entre os curdos, mas também contra cristãos, árabes e demais povos da região.

Essa agressão é um gesto de ódio, um crime de guerra. Muito similar aos crimes impetrados pelo Estado Islâmico. Agredir um país que não se encontra em estado de guerra é um ataque desmedido.

O governo turco encabeçado pelo désposta Recep Tayyip Erdogan mantém o cerco em duas frentes: no ambito interno, perseguindo, prendendo opositores, fechando instituições para perpetuar um regime autoritário e no frente externo- em aliança com setores da AlQuaeda- tendo como estratégia liquidar as zonas liberadas pelos Curdos.

Em sua primeira investida, a aviação turca matou seis civis e um combatente do YPG (Unidades em defesa do povo) e duas de YPJ (Unidades de defesa da Mulher); além de atacar Afrin, a aviação turca também o fez no campo de refugiados de Rubar.

A partir desses ataques, se iniciou uma campanha internacional para denunciar os bombardeios. Precisamos somar forças e rodear de solidariedade o povo curdo. Vale lembrar que foram os curdos, com seus destacados batalhões femininos, que expulsaram o Estado Islâmico de Kobane.

O PSOL se soma à solidariedade com o povo curdo, exigindo a imediata ruptura de relações com o governo turco. É preciso ampliar a campanha internacional de denúncia contra essa operação ilegal.

Nossa posição é categórica e vamos amplificar a campanha “Parem as bombas contra o povo curdo” entre parlamentares, partidos progressistas, democratas, no Brasil e em todo continente americano.

Partido Socialismo e Liberdade

21/01/2018

Fonte: http://www.psol50.org.br/parem-os-ataques-ao-povo-curdo/


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi