Que Porto Alegre o prefeito Marchezan está ajudando a construir?

Ao invés de se apoiar nos servidores para enfrentar a crise da cidade, Nelson Marchezan passou o ano atacando os trabalhadores, provocando greves e tentando cortar direitos.

Roberto Robaina 4 jan 2018, 08:05

O prefeito Nelson Marchezan está ajudando a criar uma Porto Alegre com mais atritos. Como se não bastasse, tem trazido, no seu primeiro ano de governo, mais preocupação e pobreza para o povo.

Se fosse para provocar conflitos enfrentando os privilégios, os partidos vigaristas e contribuindo para distribuir renda, então estaria desempenhando um papel necessário. Mas não é o caso. Como deputado federal, votou a favor do projeto Temer de congelamento dos investimentos em saúde, educação e segurança pública pelos próximos 20 anos. Seu líder político nacional sempre foi o senador Aécio Neves, defensor do neoliberalismo, agora desmascarado como um dos maiores corruptos do país. Neste ano, como prefeito, Marchezan reduziu os investimentos nos bairros pobres da cidade, terminou de liquidar o DEP e está sucateando a Fasc e o Dmae. Estamos entrando no verão e muitos locais – bem mais do que o normal – vão enfrentar a falta d’água. É a forma de Marchezan preparar a privatização do Dmae. E de fazer sua marca registrada: desqualificar o serviço público.

Ao invés de se apoiar nos servidores para enfrentar a crise da cidade, passou o ano atacando os trabalhadores, provocando greves e tentando cortar direitos. Não quis negociar. Não quis escutar. Tratou de impor. Conseguiu ter o apoio da ampla maioria dos vereadores no primeiro semestre. Perdeu esta maioria no segundo. O autoritarismo não agregou. Marchezan foi além: estimulou grupos locais, como o MBL, financiados pela extrema-direita norte-americana, os amigos de Trump.

Como parte de sua movimentação política para recompor seu governo em crise, o prefeito foi buscar respaldo naqueles a quem ele passou sua carreira prestando apoio: os grandes empresários, os grupos econômicos poderosos da cidade. Com eles, lançou um esforço de convencer os vereadores a aumentar os impostos no apagar das luzes natalinas.

De nossa parte, defendemos que se aumente a receita taxando os muito ricos, não os trabalhadores, os pobres e a classe média. Com essa estratégia, vamos negociar, buscar aliados e unir forças populares. Este é o tipo de governo pelo qual lutamos: um governo que corte todo e qualquer privilégio, que faça sacrifícios, ao invés de obrigar os servidores a se sacrificar sem sequer dar o exemplo. Somente dando o exemplo e enfrentando os donos do poder e do dinheiro se pode defender os interesses do povo e o serviço público.

Artigo publicado originalmente no Zero Hora.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores