Manifestação contra demissão do Presidente do SINPOL-PE leva 2 mil às ruas do Recife

Ato organizado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco reuniu 2000 manifestantes em protesto contra a demissão do presidente da entidade.

SINDPOL-PE 26 abr 2018, 22:40

A manhã desta quinta-feira (26) foi marcada pela luta em prol da democracia e da autonomia sindical no Recife. Convocado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, o ato público contra a demissão do presidente da entidade, Áureo Cisneiros, reuniu, além da categoria, representações sindicais, movimentos sociais, representantes de partidos políticos e população em geral.

Com camisas em apoio ao presidente do sindicato, os manifestantes se reuniram na Praça Oswaldo Cruz, na área central do Recife, e seguiram pela Avenida Conde da Boa Vista, com primeira parada em frente à Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social – órgão usado pelo Governador Paulo Câmara para perseguir a diretoria do SINPOL.

Com 12 Processos Administrativos Disciplinares – PADs abertos contra ele, todos em decorrência de sua atividade sindical, Áureo Cisneiros classificou o Governo Paulo Câmara como o mais perseguidor da história de Pernambuco. “Pensam que vão calar o Sindicato dos Policiais Civis? Estão enganados. Esse nosso ato é a primeira resposta dos trabalhadores da Polícia Civil. Nós não vamos nos intimidar e iremos manter o nosso compromisso com o povo de Pernambuco. E por onde o Governador Paulo Câmara estiver, nós estaremos juntos para fiscalizar e denunciar as irregularidades, porque de propaganda bonita o povo pernambucano já está cheio”, desabafou Cisneiros.

Também sofrendo com a perseguição do Governo, o vice-presidente da entidade, Rafael Cavalcanti, destacou que o que está sendo atacado não é simplesmente os empregos dos membros da diretoria do SINPOL. “O Governador quer impedir que este sindicato cumpra seu papel de defender a categoria, expor os problemas e cobrar soluções. Não vamos nos calar porque este governo vai passar, outros virão, mas o sindicato fica. Fica como uma ilha de resistência dos trabalhadores da Polícia Civil, uma voz por mais segurança por este povo e um instrumento de luta sempre que ousarem tolher qualquer direito nosso. Não aceitaremos a perseguição do nosso maior instrumento de luta”, destacou.

O movimento contou com a participação de dezenas de representantes de movimentos sociais, partidos e entidades sindicais, como a Intersindical, a Conlutas, CUT, Força Sindical, Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-PE), Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Sindguardas Recife, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Sindicato dos Farmacêuticos, Rodoviários, Correios, representantes da Associação dos Policiais Civis da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, e outros.

O ato teve encerramento em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede administrativa do poder executivo de Pernambuco, onde os diretores do SINPOL apresentaram um pedido de esclarecimento ao Governador Paulo Câmara. Na ocasião, apenas um assessor da Secretaria da Casa Civil recebeu os representantes do SINPOL, que protocolaram o documento. “Mais uma prova de que o Governo é avesso a qualquer tipo de diálogo. Não nos receber é uma total falta de respeito com os policiais civis, trabalhadores, e com qualquer classe trabalhadora”, destacou Áureo.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores