Lançamento de Sâmia Bomfim reúne 500 apoiadores em São Paulo
O dia 20 de maio de 2018 foi a demonstração de que vai ter luta e de que é possível eleger Sâmia Bomfim deputada federal pelo PSOL.
No último domingo, dia 20 de maio, mais de 500 apoiadores participaram do lançamento da pré-candidatura de Sâmia Bomfim à deputada federal. O evento lotou o salão do Tênis Clube Paulista com ativistas, militantes, simpatizantes do mandato da vereadora e do PSOL. Foi um momento não apenas de celebração, mas principalmente de mobilização e engajamento.
O deputado Marcelo Freixo, que também concorrerá a uma vaga no Congresso Nacional, destacou a necessidade de que a bancada do PSOL seja fortalecida por pessoas que representem os processos mais dinâmicos de renovação política. Sâmia, segundo Freixo, é essencial no enfrentamento ao conservadorismo dos donos do poder que seguem fazendo de Brasília o palco de seus esquemas para prejudicar a vida dos trabalhadores.
O espaço contou com apresentações de músicas e poesias do grupo Kabaret Feminista, que participou da homenagem realizada logo no início do evento à nossa companheira Marielle Franco. Marielle, aliás, foi lembrada em vários momentos durante a atividade, como pela vereadora de Campinas pelo PSOL Mariana Conti, que destacou que a eleição de 2018 será a chance de vingar a morte de Marielle através da vitória de uma bancada que defenda seus projetos e ideais.
A vereadora mais votada de Porto Alegre, Fernanda Melchionna, do PSOL, veio apoiar Sâmia e a militância do partido. Fernanda lembrou a improvável vitória de 2016, que fez de Sâmia a vereadora mais jovem da história de São Paulo, como motivação para buscar uma nova vitória em 2018.
A luta dos servidores municipais de São Paulo, que contou com todo o apoio de Sâmia e de seu colega de bancada, Toninho Vespoli, também presente no evento, foi celebrada como um exemplo de mobilização a ser seguido. A energia da luta contra o SAMPAPREV foi representada pela expressiva presença de professores e servidores públicos.
Centenas de jovens que estavam no acampamento do movimento Juntos! agitaram o lançamento da pré-campanha de Sâmia com a radicalidade e ousadia de quem sabe que só a luta muda a vida. Estudantes e professores da Rede Emancipa de educação popular também foram em peso, mostrando a força e o enraizamento popular do projeto.
A chapa majoritária que vai representar o PSOL na eleição estadual desse ano, formada por 4 educadores, também esteve presente, além do deputado estadual João Paulo Rillo. Lisete Arelaro, nossa pré-candidata a governadora, ao lado do pré-candidato a vice, Mauricio Costa, e de Daniel Cara e Silvia Ferraro, pré-candidatos ao Senado, empolgaram o público presente com a possibilidade de derrotar os tucanos em São Paulo. Lisete é a única mulher candidata ao governo estadual.
A pluralidade e a diversidade foram a marca da atividade. Mônica Seixas e Jesus dos Santos representaram a Bancada Ativista. Jupiara Castro, fundadora do Núcleo de Consciência Negra da USP, lembrou da parceria com Sâmia durante sua militância no movimento estudantil em defesa das cotas raciais na universidade. Hailey Kaas, ativista trans, destacou a importância de enfrentar e derrotar o fundamentalismo que, através do discurso de ódio, faz com que o Brasil seja o país que mais mata LGBTs no mundo.
O jornalista Glenn Greenwald e o vereador pelo PSOL no Rio de Janeiro David Miranda prestigiaram o lançamento e ressaltaram a força que a coragem, símbolo do encontro, tem para transformações políticas.
Guilherme Boulos, pré-candidato do PSOL à Presidência da República, falou sobre a necessidade de construir uma campanha que envolva os 99% da população trabalhadora que sustentam o 1% que governa e vive às custas do suor do povo. Boulos reafirmou seu compromisso em fortalecer a pré-campanha de Sâmia e fez uma revelação em tom descontraído: “Sâmia vai pra Brasília e vai ser a líder do nosso governo na Câmara Federal”.
Ao final, o evento foi uma grande demonstração de força do PSOL no Estado de São Paulo, mostrando que, ainda que em momentos difíceis, cresce o espaço de uma alternativa de esquerda. O apoio à pré-candidatura de Sâmia não é um fenômeno isolado mas faz parte de um amplo movimento de ocupação da política e de renovação. Este movimento já se expressou em 2016 por meio da eleição de 11 mulheres feministas por todo o Brasil e, agora, pode se ampliar.
Os primeiros 500 apoiadores da pré-campanha de Sâmia Bomfim receberam o convite para seguir em movimento e a plataforma de arrecadação financeira foi lançada. A pré-campanha será coletiva e participativa e, para isso, precisará do engajamento de todos que querem revolucionar a política e fazer com que o povo esteja mais representado num Congresso que protege os ricaços e ataca os pobres e a classe média. O futuro pede coragem e isso a pré-candidata e seus apoiadores têm de sobra. O dia 20 de maio foi a demonstração de que vai ter luta e de que é possível eleger Sâmia deputada federal.
Quer saber mais e fazer parte desse movimento? Acesse o site da pré-campanha.