Nenhum ser humano é ilegal! Parar a política monstruosa de Trump!

Exigimos o fim da política de anti-imigrantes do governo americano.

As brutais imagens das prisões e de centros de detenção para crianças chocaram o mundo. Separados de seus pais, o que vimos como medidas repressivas contra imigrantes foi monstruoso. O que se viu em McAllen no sul do Texas foi um visão desumana de crueldade, que pode ser comparada com métodos fascistas.

A política de “tolerância zero” de Donald Trump deu um salto nos últimos dias. Há meses vem levando adiante ataques e perseguição contra imigrantes e refugiados (14% da população dos EUA), onde mais de 2 300 crianças já foram separadas de seus pais desde abril deste ano e abrigadas em três centros de detenção, numa atrocidade que a Anistia Internacional classifica como “tortura”. Crianças enjauladas e guardas cruéis, como se pode conhecer em vídeos e áudios que circularam nas redes, se somam ao projeto xenofóbico encampado por Trump, que inclui desde a construção de um muro na fronteira com o México, a suspensão do DACA até o veto migratório para alguns países árabes.

Cada vez mais isolado e contestado no cenário internacional e criticado até mesmo por setores do Partido Republicano, Trump ataca os mais básicos direitos humanos, e diante das críticas à sua vileza, retirou os Estados Unidos da Comissão de Direitos Humanos da ONU. Em seu estilo torpe, agitou pelo twitter que não iria pedir desculpas nem deixar os Estados Unidos tornarem-se um “grande campo de refugiados”.

O problema dos imigrantes hoje é central. É a ponta de lança dos reacionários e conservadores no mundo. Nesta semana, por exemplo, o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini (não por acaso, um admirador de Trump) sugeriu o recenseamento e a expulsão de ciganos que vivem neste país, escandalizando a opinião pública europeia. Do outro lado do Atlântico, Trump coloca este discurso em prática, agredindo os imigrantes e refugiados, assim como agride as mulheres, as crianças, os negros e o conjunto da população trabalhadora de seu país.

Precisamos acabar imediatamente com esses modernos campos de concentração. Existem 49 crianças brasileiras, algumas inclusive com complexas condições de saúde, com autismo e epilepsia, na situação de encarceramento nos centros de detenção. Exigimos medidas imediatas do Itamaraty. Não é possível que o governo brasileiro receba normalmente o vice-presidente estadunidense Mike Pence no final deste mês, como se nada estivesse ocorrendo nos EUA. O Brasil se apequena perante o continente quando vê seus filhos serem tratados como pessoas de terceira classe nos EUA e não se posiciona concretamente.

Exigimos o fim da política de anti-imigrantes do governo americano! E reafirmamos a necessidade do Brasil defender seus emigrados e receber bem imigrantes das diferentes partes do mundo. O PSOL e sua bancada parlamentar na Câmara dos Deputados tomarão todas as medidas cabíveis para denunciar essa situação ultrajante. É preciso dar um basta e parar a política monstruosa de Trump!

Artigo originalmente publicado no site do PSOL.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi