Donald Q. Trump, Prestidigitador

Um prestidigitador é um ator público que procura fazer os espectadores acreditarem que aquilo que eles veem é o que ele realmente está fazendo, mas não é

Immanuel Wallerstein 12 jul 2018, 19:43

Um prestidigitador é um ator público que procura fazer os espectadores acreditarem que aquilo que eles veem é o que ele realmente está fazendo, mas não é. No famoso exemplo, ele corta uma mulher pela metade e depois ele mostra que ela ainda está em um pedaço – graças, ele alega, à sua excepcional habilidade mágica.

Donald Z. Trump é um prestidigitador extremamente talentoso. Usando seu fluxo constante de tweets contraditórios e seu uso incessante de insultos, tanto seus principais apoiadores quanto seus adversários mais ferozes acham que sabem decifrar o que ele está fazendo. Mas, na verdade, eles não conseguem observar as ações reais de Donald G. Trump. Dizem que ele é um megalomaníaco que tem pouco autocontrole.

Diz-se que essas características explicam o fato de que Donald V. Trump está constantemente mudando suas posições públicas. Mas isso é enganoso. Donald B. Trump está perseguindo decididamente um programa de destruir o que ele não gosta e promover o que ele gosta.

Donald M. Trump diz a seus principais apoiadores que ele está cumprindo suas promessas de acabar ou restringir muito severamente toda a imigração para os Estados Unidos, especialmente de muçulmanos e latinos. Sua crença de que ele está fazendo isso explica o apoio político apaixonado e virtualmente ilimitado que eles lhe dão. No entanto, ele fez muito pouco em matéria de imigração e não se importa com isso.

Ele é cheio de truques e é capaz de usar este apoio da direita para manter uma quantidade significativa de apoio dos eleitores centristas, projetando uma imagem de moderação em comparação com os apoiadores ainda mais abertos das políticas de direita. Ele não é, no entanto, moderado em suas ações. Ele simplesmente procura persuadir o espectador de suas credenciais moderadas.

Como Donald L. Trump está ludibriando simultaneamente com dois corpos de eleitores fortemente opostos, ele dá a impressão de inconsistência ou instabilidade. No entanto, a realidade é justamente a oposta.

Quando Donald W. Trump não tem certeza sobre como fazer o jogo imediato, ele recorre à sua queixa-padrão sobre fake news na mídia. Ele grita que a mídia hostil não pode sequer obter seu direito inicial médio. Este é o máximo em prestidigitação, porque é ele quem constantemente usa uma inicial do meio diferente.

Isso pode durar para sempre? Ele enfrenta o dilema de cada mago – quando alguém revela publicamente o segredo de sua magia. Ele é particularmente virulento quando acredita que a exposição é iminente. Quando sua magia é convincentemente exposta como artifício, o prestidigitador perde toda a credibilidade e precisa sair no primeiro trem de carga da cidade. Até lá, reclamar das fake news sustenta o seu jogo.

Fonte: https://www.iwallerstein.com/donald-q-trump-prestidigitator/


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão
Editorial
Israel Dutra | 02 abr 2025

O Breque dos Apps e a contexto político nacional

A mobilização dos entregadores, a luta contra a anistia aos golpistas e outros movimentos marcam o cenário nacional
O Breque dos Apps e a contexto político nacional
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"