Donald Q. Trump, Prestidigitador

Um prestidigitador é um ator público que procura fazer os espectadores acreditarem que aquilo que eles veem é o que ele realmente está fazendo, mas não é

Immanuel Wallerstein 12 jul 2018, 19:43

Um prestidigitador é um ator público que procura fazer os espectadores acreditarem que aquilo que eles veem é o que ele realmente está fazendo, mas não é. No famoso exemplo, ele corta uma mulher pela metade e depois ele mostra que ela ainda está em um pedaço – graças, ele alega, à sua excepcional habilidade mágica.

Donald Z. Trump é um prestidigitador extremamente talentoso. Usando seu fluxo constante de tweets contraditórios e seu uso incessante de insultos, tanto seus principais apoiadores quanto seus adversários mais ferozes acham que sabem decifrar o que ele está fazendo. Mas, na verdade, eles não conseguem observar as ações reais de Donald G. Trump. Dizem que ele é um megalomaníaco que tem pouco autocontrole.

Diz-se que essas características explicam o fato de que Donald V. Trump está constantemente mudando suas posições públicas. Mas isso é enganoso. Donald B. Trump está perseguindo decididamente um programa de destruir o que ele não gosta e promover o que ele gosta.

Donald M. Trump diz a seus principais apoiadores que ele está cumprindo suas promessas de acabar ou restringir muito severamente toda a imigração para os Estados Unidos, especialmente de muçulmanos e latinos. Sua crença de que ele está fazendo isso explica o apoio político apaixonado e virtualmente ilimitado que eles lhe dão. No entanto, ele fez muito pouco em matéria de imigração e não se importa com isso.

Ele é cheio de truques e é capaz de usar este apoio da direita para manter uma quantidade significativa de apoio dos eleitores centristas, projetando uma imagem de moderação em comparação com os apoiadores ainda mais abertos das políticas de direita. Ele não é, no entanto, moderado em suas ações. Ele simplesmente procura persuadir o espectador de suas credenciais moderadas.

Como Donald L. Trump está ludibriando simultaneamente com dois corpos de eleitores fortemente opostos, ele dá a impressão de inconsistência ou instabilidade. No entanto, a realidade é justamente a oposta.

Quando Donald W. Trump não tem certeza sobre como fazer o jogo imediato, ele recorre à sua queixa-padrão sobre fake news na mídia. Ele grita que a mídia hostil não pode sequer obter seu direito inicial médio. Este é o máximo em prestidigitação, porque é ele quem constantemente usa uma inicial do meio diferente.

Isso pode durar para sempre? Ele enfrenta o dilema de cada mago – quando alguém revela publicamente o segredo de sua magia. Ele é particularmente virulento quando acredita que a exposição é iminente. Quando sua magia é convincentemente exposta como artifício, o prestidigitador perde toda a credibilidade e precisa sair no primeiro trem de carga da cidade. Até lá, reclamar das fake news sustenta o seu jogo.

Fonte: https://www.iwallerstein.com/donald-q-trump-prestidigitator/


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi