Vitória da mobilização: apesar da repressão, municipários vencem primeiro round!

A vitória dos municipários é a vitória de uma visão alternativa para Porto Alegre e para o estado do Rio Grande do Sul,

Executiva Estadual do PSOL/RS 14 jul 2018, 19:17

O PSOL RS repudia as ações ocorridas e manifesta solidariedade aos servidores municipais. A presidência da Câmara Municipal na última quarta-feira deu uma verdadeira demonstração de truculência, autoritarismo e subserviência ao prefeito Marchezan Jr. Na reunião de líderes que ocorreu na parte da manhã, o presidente da casa, Valter Nagelstein, aprovou a inversão de pauta, colocando na ordem do dia da sessão da tarde a votação dos projetos que tratavam da previdência e do regime de trabalho dos municipários.

Além de impedir a democracia e a participação dos trabalhadores durante a votação, a Brigada Militar foi posta dentro da Câmara para reprimir. Após muitas bombas de gás lacrimogêneo, a sessão foi encerrada. A categoria deu uma demonstração de combatividade diante do pacote que pode reduzir até 40% do salário dos servidores.

Na manhã seguinte, fruto da repercussão e da solidariedade com os manifestantes, a conjuntura começava a mudar. A proposta de uma sessão com portas fechadas foi interditada pela decisão judicial em caráter liminar concedida pelo juiz Sidnei Bruzuska. Tal decisão garantiu que o parlamento não funcionasse de forma secreta, abrindo a via para a maior pressão da categoria organizada e do povo em geral.

A deflagração da greve, na quinta-feira, foi fundamental para garantir a vitória contra o projeto que atacava as carreiras do funcionalismo público municipal. Após uma longa sessão, o resultado final foi considerado, uma “derrota acachapante” para o governo neoliberal de Marchezan Jr.

Na sexta-feira, com a votação dos projetos que tocavam o futuro regime de previdência complementar e o aumento da nova tabela do IPTU, o governo, ainda desbaratado pela derrota da noite anterior, retirou o quórum, jogando a decisão para a próxima segunda-feira.

É preciso seguir a mobilização, fortalecer a greve e construir a resistência em cada local de trabalho. O PSOL apoia a luta dos servidores e reforça o compromisso da sua bancada de lutar até o fim para derrotar o governo e seus projetos privatizantes, recessivos e de ataques à população e aos trabalhadores. Nos orgulhamos de nossa bancada- Fernanda Melchionna, Roberto Robaina e Professor Alex Fraga- protagonista junto ao conjunto de partidos e vereadores que se levantaram contra o autoritarismo de Marchezan Júnior e Valter Nagelstein.

A vitória dos municipários é a vitória de uma visão alternativa para Porto Alegre e para o estado do Rio Grande do Sul, longe do desmonte do serviço público que os direitistas que estão no poder querem impor. Existe luta e o primeiro round reforça a tendência à polarização para derrotar o projeto global da prefeitura tucana.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi