Não à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Sâmia Bomfim defende um amplo debate sobre a BNCC a fim de garantir escola pública e de qualidade para todos.

Sâmia Bomfim 2 ago 2018, 18:49

O desgoverno do Temer diz que promoveu, no dia 2 de agosto, um “debate” sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cuja premissa é estabelecer conteúdos mínimos dos ensinos infantil, fundamental e médio para todas as unidades escolares do Brasil.

Antes de qualquer reflexão, eu pergunto: como é possível debater com 509 mil professores as diretrizes de um documento de 500 páginas em um único dia?

Agora vamos à proposta! Feita de forma apressada e vertical, ela é claramente uma carta de intenções para o mercado. Primeiro, porque na reforma do ensino médio (Lei 13415/2017), Temer determinou que a BNCC fosse reduzida de 80% para 60%. E que 40% do ensino regular pudessem ser feitos à distância, esvaziando o ambiente escolar. Está previsto, também, que 100% do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) possa ser feito por EAD.

Sabemos que são megaempresas de educação as responsáveis pela tarefa do ensino à distância. Aí já viu, demissão de professores, condições inapropriadas de trabalho e piora na qualidade da educação, até porque há escolas particulas mais estruturadas e outras com quase nenhuma estutrutura.

E tem mais: só há obrigatoriedade dos ensino de português e matemática e não há nenhuma especificação clara sobre quais conteúdos podem ser oferecidos no tais intinerários formativos. Está tudo obscuro!

Precisamos dizer não a essa farsa! Queremos uma amplo debate sobre o tema a fim de garantir escola pública e de qualidade para todos. Afinal, educação não é mercadoria.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi