Solidariedade, atitude e respostas pelos atingidos em Brumadinho

O coletivo Juntos! se solidariza com a comunidade de Brumadinho (MG) e respostas da Vale e dos governos.

Juntos! MG 25 jan 2019, 17:20

Mais uma tragédia anunciada, mais um crime ambiental assola o povo de Minas. Dessa vez na região metropolitana de Belo Horizonte, colocando em risco a vida e o abastecimento hídrico de milhares de pessoas. Ainda é muito cedo para divulgar o número de mortos e efeitos do rompimento da barragem, porém é evidente que os danos ambientais e sociais são imensos.

A barragem estava na Mina do Córrego do Feijão, uma unidade de empresas da Vale, no alto da serra. O rompimento atingiu casas, sítios, linha férrea e chegou no Rio Paraopeba – um dos principais Rios da região que abastece a represa de Rio Manso -, sendo ele um dos 3 principais reservatórios de água que abastece toda a região metropolitana e afluente do Rio São Francisco.

A flexibilização do licenciamento ambiental do governo Pimentel, feito em 2015, fez com que empreendimentos de grande impacto ambiental fossem aprovados a toque de caixa, reduzindo a participação popular dos processos de licenciamento. Tal política de flexibilização permanecerá no governo Zema (NOVO), com indicativos de ser cada vez mais irresponsável, tornando ainda mais frágeis a situação ambiental do estado. O rompimento dessa barragem é a prova de que o setor privado de mineração não é capaz de administrar o processo de extração mineral no estado, e demonstram a intenção desses em sobrepor o lucro das mineradoras sobre a vida, bem estar social e ambiental.

O coletivo Juntos! se solidariza com a comunidade atingida, os bombeiros e todos os profissionais de resgate que estão trabalhando intensamente no caso. Exigimos respostas da Vale do Rio Doce e uma posição do governador Romeu Zema, pois há menos quatro anos, o desastre em Mariana gerou revolta com a irresponsabilidade dessa empresa, tornando imensurável nossa indignação! Um novo desastre é a confirmação das ações criminosas que a Vale carrega na sua estrutura e na sua relação com o governo.

Acionaremos nossa rede de apoiadores para ajudar as vítimas.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 nov 2024

Depois das eleições, combater o pacote antipopular

A luta contra as propostas de austeridade fiscal do governo federal deve ser a prioridade da esquerda neste momento
Depois das eleições, combater o pacote antipopular
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi