Por que ingressamos no MES/PSOL?
Carta de adesão ao MES/PSOL de militantes da região do ABC (São Paulo).
Viemos de diferentes caminhos, histórias e nos encontramos nas lutas pelos nossos direitos. Agora, decidimos dar um passo conjunto de ousadia e unidade política dos debaixo.
Vivemos tempos duros. A eleição de Bolsonaro colocou na presidência uma articulação empresarial, militar e ultraconservadora, que tratora direitos sociais, trabalhistas, ataca os espaços democráticos da classe trabalhadora e aumenta a violência. Cresce o desemprego e os subempregos, aumenta a concentração de capital, os monopólios e os salários caem para taxas de lucro dos grandes empresários se manterem.
Para enfrentar esse cenário trilhamos agora um caminho conjunto com os companheiros e companheiras do Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL).
Porém, mais do que resistir, queremos semear uma alternativa para o futuro do Brasil e do ABC. Para isso, precisamos acertar as contas com o passado recente e construir um projeto que supere as limitações do programa dos governos petistas. Não há mais espaço para negociação com nossos exploradores, é tempo de defender um projeto radical, democrático e socialista. É tempo de fortalecer nosso partido como alternativa política a esse sistema falido. Esse projeto deve ser construído pelos(as) protagonistas da nossa história: pelas mulheres, negros e negras, trabalhadores e trabalhadoras, juventude, LGBTs, ativistas ambientais e outros.
Passa, também, por enfrentar nas ruas o projeto tucano de privatização, desmonte do patrimônio público, desindustrialização e perdas de empregos da nossa região.
É por essas razões que entramos no MES, sabendo das dificuldades do presente, das nossas trajetórias distintas e até mesmo de divergências do passado, mas com o otimismo da vontade pela construção do socialismo.
Beatriz Alves Ensinas – São Caetano do Sul
Beatriz Carvalho da Silva – Santo André
Bruna Chamas Biondi – São Caetano do Sul
Camilo de Araújo Sousa – São Caetano do Sul
Gabriela Cristina Cavalcante – São Caetano do Sul
Matheus Garcia Boniolo – Santo André
Paulo Sérgio de Araújo Pereira – São Caetano do Sul
Pedro Henrique Teruji Jerônimo Minamidani – São Caetano do Sul
Pedro Mendonça Castelo Branco – São Caetano do Sul
Sandro Vinícius Ortega Nicodemo – Santo André