Bagunça no Inep explicita a incompetência do governo Bolsonaro

Em menos de 6 meses de governo Bolsonaro, o INEP já teve 4 presidentes.

Equipe Sâmia Bomfim 20 maio 2019, 18:29

Em menos de 6 meses de governo Bolsonaro, o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira já teve 4 presidentes.

O mais recente episódio dessa bagunça aconteceu nesta semana, quando o delegado Elmer Vicenzi – a mando do economista Abraham Weintraub – exigiu que o sigilo dos dados dos estudantes fosse quebrado. Obviamente, a Procuradoria do órgão se posicionou contra e fez uma paralisação em protesto. Só restou para Weintraub demitir seu pupilo.

A saída do delegado só joga mais luz sobre a balbúrdia que está o Ministério da Educação, sob o comando de Weintraub. Além de ter uma visão ultraliberal da Educação, ele está perdido no cargo, não tem capacidade de dar um direcionamento para as prioridades da Pasta e, agora, tem de lidar com a reação das ruas.

O novo presidente do órgão responsável por estatísticas, avaliações e provas, como o Enem, foi nomeado nesta sexta-feira, 17. Trata-se do ex-diretor legislativo da Casa Civil, Alexandre Lopes.

Artigo originalmente publicado no site de Sâmia Bomfim.

TV Movimento

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!
Editorial
Secretariado Nacional do MES | 17 fev 2026

Federação com o PT, o papel do ministro Guilherme Boulos e o futuro estratégico do PSOL 

Entre a unidade contra a extrema direita e o risco de subordinação estratégica ao PT, o PSOL enfrenta um debate decisivo sobre seu futuro e o lugar ocupado por Guilherme Boulos
Federação com o PT, o papel do ministro Guilherme Boulos e o futuro estratégico do PSOL 
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores