Assange é vítima de “tortura psicológica”, diz especialista da ONU

O fundador do Wikileaks preso em Inglaterra foi examinado pelo especialista da ONU em matéria de tortura, que confirmou o tratamento cruel a que foi exposto nos últimos anos de exílio.

Esquerda.net 10 jun 2019, 16:03

Para o Relator Especial da ONU sobre tortura, não restam dúvidas de que Julian Assange “foi deliberadamente exposto ao longo de um período de vários anos a formas cada vez mais graves de tratamento e castigo cruel, desumano ou degradante, cujos efeitos cumulativos só podem ser descritos como tortura psicológica”.

Nils Melzer acrescentou(link is external) que nos seus 20 anos de trabalho com vítimas de guerra, violência e perseguição política, “nunca vi um grupo de Estados democráticos se juntarem para deliberadamente isolar, demonizar e abusar de um único indivíduo por um período de tempo tão longo e com tão pouco respeito pela dignidade humana e o estado de direito”. Por isso, conclui, “a perseguição coletiva a Julian Assange deve acabar aqui e agora!”, em vez de continuar do outro lado do Atlântico, caso seja aceite o pedido de extradição para os Estados Unidos.

“A minha preocupação mais urgente é que nos Estados Unidos o Sr. Assange seja exposto a um risco verdadeiro de violações graves dos seus direitos humanos, incluindo a liberdade de expressão, o direito a um julgamento justo e a proibição de tortura e outro tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante”, afirmou Nils Melzer, após visitar Assange na prisão, acompanhado por dois médicos especialistas.

Melzer afirma ainda que nos últimos nove anos, Julian Assange foi alvo de abusos “persistentes e cada vez mais severos, desde a perseguição judicial sistemática ao confinamento na embaixada do Equador, o isolamento, assédio e vigilância no interior da embaixada, passando pela ridicularização coletiva deliberada, os insultos e a humilhação, até à instigação declarada de violência e apelos reiterados ao seu assassinato”, prosseguiu o relator espacial da ONU.

Em resultado dessa experiência, Melzer diz que é óbvio que a saúde de Assange foi gravemente afetada pelo “ambiente extremamente hostil” a que esteve exposto por muitos anos, com o fundador do Wikileaks a mostrar “todos os sintomas típicos da exposição prolongada à tortura psicológica, incluindo stress extremo, ansiedade crónica e trauma psicológico intenso”.

Artigo publicado pelo Esquerda.net.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores