Após uma grande vitória política no Conune, nossa tarefa é mobilizar até vencer os ataques de Weintraub e Bolsonaro

Realizado entre os dias 10 e 14 de julho, congresso foi um dos mais importantes da história da entidade.

Adriano Mendes e Ana Paula Santos 22 jul 2019, 19:05

O congresso da UNE, que ocorreu entre 10 e 14 de julho, foi um dos mais importantes da história da entidade. Após 40 anos do congresso de reconstrução da UNE, em Salvador, foi na era Bolsonaro que aconteceu o congresso mais politizado da entidade, com participação massiva nas eleições em cada universidade e mais de 5500 delegados credenciados assim como mais de 10 mil estudantes participando dos debates, das mesas e da plenária final.

Com a força do tsunami em defesa da educação que os estudantes fizeram nas ruas em Maio, o movimento estudantil precisava de um espaço amplo que pudesse dar continuidade a agenda de lutas, e foi esse o objetivo que a oposição de esquerda buscou do início ao fim do congresso.

Diante de tantos ataques do governo Bolsonaro e de tantas derrotas para a juventude e classe trabalhadora, a exemplo da aprovação da reforma da previdência em primeiro turno, a educação foi quem conseguiu reagir e disputar nas ruas os rumos do país. Nesse cenário a oposição de esquerda cumpriu um papel histórico ao ser a expressão das mobilizações do dia 15 e 30 de maio, assim como uma alternativa de direção aos estudantes que consiga carregar a responsabilidade de ser a geração que não vai abrir mão de seus direitos. Nosso grande desafio foi para que o congresso pudesse expressar de forma qualitativa as mobilizações de rua fazendo, inclusive, o ato do dia 12 de julho como parte dessa agenda.

As candidaturas de oposição de Gabryel, Tarsila e Maria Carol para a presidência da UNE unificou os movimentos Correnteza, Juntos, UJC, Vamos à Luta, Enfrente e JCA, oferecendo ao congresso uma expressão pública de um movimento estudantil de construção de base mais radical e combativo. Com a entrada da Juventude Sem Medo pudemos formar a maior chapa da oposição unificada dos últimos 20 anos, contando também com os votos do Pajeú, Alicerce, Faísca e Rebeldia, obtendo assim 1228 votos. Nós do coletivo Juntos! somos gratos aos 230 delegados que votarem com a gente.

Após o fim do congresso essa vitória política traz agora consigo a grande responsabilidade de derrotar as ofensivas do governo. A apresentação do projeto FUTURE-SE logo após o Conune é a prova concreta de que o governo pretende exterminar por completo a educação pois foram os estudantes e professores as principais barreiras contra seu projeto de desmontes de direitos.

Essa ofensiva coloca o dia 13 de agosto na ordem do dia onde podemos iniciar uma grande ofensiva contra Weintraub e Bolsonaro. É importante que cada universidade e cada entidade estudantil possa ser uma trincheira de luta contra o projeto de destruição da educação. É fundamental que cada estudante possa se reconhecer com força e como parte daqueles que podem ganhar uma maioria social e derrotar os retrocessos que o governo impõe.

O movimento estudantil precisa apostar todas as suas forças nas ruas no dia 13 de agosto. É momento de ousarmos com democracia e participação efetiva dos estudantes para construir as maiores assembléias estudantis da história, mobilizar e convencer toda a sociedade da importância da educação e da necessidade de se somar nas ruas em defesa da educação, das universidades e contra qualquer direito retirado ou retrocesso imposto pelo governo Bolsonaro. Nossa tarefa agora é mobilizar até vencer!

Resultados gerais!

Votos Totais: 5715

Chapa 1 (AE + EPS) - 200–3,5%

Chapa 2 (MRT) - retirou

Chapa 3 (Alicerce) - retirou

Chapa 4 (PSB) - 234–4,9%

Chapa 5 (Oposição Unificada) - 1228–21,49%

Chapa 6 (FBP) - 4053 70,92%


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão