Bolsonaro libera mais veneno no mercado brasileiro

Em apenas seis meses de governo, 290 substâncias foram permitidas para uso.

Equipe Sâmia Bomfim 31 jul 2019, 15:16

As políticas ambiental e agrícola do governo Bolsonaro são desastrosas, cruéis e constrangedoras. A barbaridade mais recente desse desgoverno foi a liberação de mais 51 tipos de agrotóxicos no mercado brasileiro.

É importante ressaltar que Bolsonaro está liberando pesticidas em tempo recorde. Um estudo feito pelo Greenpeace mostra que 290 substâncias foram permitidas para uso desde o começo do governo, portanto, 6 meses. É mais do que um veneno por dia! Ainda de acordo com o levantamento: no primeiro semestre de 2018, foram liberados 229 produtos; já no primeiro semestre de 2017 foram 195 produtos. O volume, que já era alto, deveria diminuir, não o contrário.

Para se ter uma ideia da gravidade, pelo menos 32% dos pesticidas liberados por Bolsonaro são proibidos em toda a União Europeia. Afinal de contas, isso tem um impacto no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas. Só para ficar em um exemplo: o veneno sulfoxaflor, liberado pelo presidente, foi responsável por exterminar mais de meio bilhão de abelhas, num teste realizado em quatro estados brasileiros, entre os meses de janeiro e março.

Mas Bolsonaro não está nem aí para dados. A outra irresponsabilidade mais recente do presidente, para dizer o mínimo, foi exigir que os dados sobre o desmatamento no Brasil passem primeiro por ele, antes de serem divulgados, desrespeitando todo o trabalho do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Bolsonaro não conhece o Brasil e não faz questão de se debruçar sobre os reais problemas da sociedade a fim de dialogar e buscar saídas. Sua motivação é servir ao mercado financeiro, atuando como um fantoche das grandes corporações.

Artigo originalmente publicado no site da deputada Sâmia Bomfim.

TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi