PSOL começa construção do programa de governo da pré-candidatura de Fernanda Melchionna para prefeitura de POA

Plenária do PSOL deliberou o começo da construção do programa de governo para a candidatura de Fernanda Melchionna para a prefeitura de Porto Alegre.

Equipe Fernanda Melchionna 6 dez 2019, 17:38

Uma expressiva plenária do PSOL de Porto Alegre neste sábado (30) deliberou pelo começo da construção do programa de governo para a candidatura da deputada federal Fernanda Melchionna para a prefeitura de Porto Alegre. A sigla, que insiste na unidade com partidos de esquerda a partir da realização de prévias, até o momento não recebeu retorno das siglas sondadas, PT e PC do B. Nas falas, diversos líderes partidários e militantes de diferentes correntes reivindicaram que o partido assuma a elaboração imediata do programa de governo para a candidatura de Melchionna. “Nós estamos em um processo de construção e afirmação do nosso partido, e as eleições municipais são parte fundamental”, frisou a deputada estadual Luciana Genro.

Para a deputada Fernanda Melchionna, ainda há espaço para insistir na unidade, mas reforçou que o PSOL não pode simplesmente aderir à composição PT- PC do B. “Fizemos todos esforços pela unidade, mas não aceitamos mero adesismo. No último período fomos oposição a estes partidos, logo precisamos que a unidade seja construída, não imposta”.

Representantes de servidores públicos estaduais e municipários endossaram a linha de insistir nas prévias, mas já armar a militância e o programa de governo para a candidatura própria do PSOL “ela é o nome dos municipários para a prefeitura”, disse João Ezequiel, do Simpa.

Nas próximas semanas será criado o grupo de trabalho para começar a discussão e montagem do programa de governo da candidatura do PSOL.

O presidente do PSOL de Porto Alegre, vereador Roberto Robaina assegurou que o partido ainda não desistiu das prévias, mas precisa trilhar seu caminho. “Fazia tempo que não tínhamos tanta unidade no partido. Temos agora que desdobrar essa energia em iniciativa política”, concluiu. 

Artigo originalmente publicado no site da deputada Fernanda Melchionna.

TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores