Covid-19: Trump quer “desviar” para os EUA a empresa alemã que investiga vacina

Os Estados Unidos tentam ter acesso privilegiado à vacina desenvolvida pela empresa alemã CureVac.

Esquerda.net 17 mar 2020, 17:35

A notícia foi publicada no jornal alemão Welt am Sonntag e confirmada pela Reuters junto de fontes do governo de Angela Merkel: os Estados Unidos estão a tentar ter acesso privilegiado à vacina que está a ser desenvolvida pela empresa alemã CureVac. Segundo a versão publicada pelo jornal alemão, citando uma fonte anónima do governo, Donald Trump estaria empenhado em garantir que o trabalho dos cientistas fosse em exclusividade para assegurar a vacina, “mas só para os Estados Unidos”.

A empresa reagiu com um comunicado a afirmar que “rejeita todos os rumores” de que se esteja a preparar a sua compra por capital norte-americano e diz que não comenta quaisquer declarações acerca de ofertas de aquisição da sua tecnologia ou da própria empresa.

Na semana passada, o co-fundador e chefe de produção da CureVac disse à Reuters que a empresa já estava em processo de seleção dos dois melhores candidatos para uma potencial vacina para entrarem em ensaios clínicos. O CEO da empresa encontrou-se há poucos dias com Donald Trump, Mike Pence e outros membros da task-force montada pela Casa Branca para responder à pandemia. O tema do encontro foi naturalmente a evolução dos trabalhos para alcançar a vacina.

“O capitalismo tem limites”, diz deputado do SPD e epidemiologista

A notícia provocou uma reação imediata do governo alemão, com uma porta-voz do Ministério da Saúde a afirmar que o governo “está muito interessado em assegurar que as vacinas e substâncias ativas contra o novo coronavírus sejam desenvolvidas na Alemanha e na Europa”, pelo que se mantém em contacto permanente com os gestores da empresa.

Outro porta-voz do governo, mas da pasta da Economia, disse à Reuters que a lei alemã prevê que o executivo possa vetar negócios com países fora da União Europeia “se os interesses de segurança nacionais ou europeus estiverem em jogo”.

Mais contundente na reação foi o epidemiologista Karl Lauterbach ao afirmar que “a venda exclusiva de uma eventual vacina aos EUA deve ser impedida por todos os meios”. “O capitalismo tem limites”, afirmou o especialista que é deputado do SPD desde 2005, acrescentando que “não podemos continuar a depender de medicamentos da China e dos EUA”.

Artigo originalmente publicado pelo esquerda.net.

TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores