Sobre o carnaval de Porto Alegre

A precarização dos espaços de cultura.

Roberto Robaina 9 mar 2020, 18:52

Todo Carnaval tem seu fim. O de Porto Alegre agoniza de tal forma que, quando começa, parece que já terminou. Realizá-lo nas condições que vem sendo realizado é resistência daqueles que enfrentam o preconceito fantasiado de descaso.

Fui ao Porto Seco acompanhar a apresentação das escolas de samba. Um desfile de falta de apoio, precariedade estrutural e desprezo à cultura popular. A maior festa do povo – sobretudo das comunidades mais pobres e dos negros – foi confinada em um espaço sem infra-estrutura. Não havia luz na área externa dos barracões, o acesso complicado, poucos banheiros…

É proposital, não circunstancial, colocar a diversão da periferia para longe da área central, onde integraria – como já integrou – muito mais os porto-alegrenses ao Carnaval. Mas a escolha dos governantes, há anos, é relegar a alegria popular à escuridão, ao não incentivo, à penúria de recursos até que o brilho de tudo esmoreça.

Ouvi de um jovem negro: “nós, os pretos, estamos aqui, no escuro. Carnaval para preto é assim, sem luz”. A comunidade já entendeu a alegoria racista do governo. Resiste. Não se sabe até quando.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores