Teoria da Reprodução Social e porque precisamos dela para tirar lições da crise do coronavírus

A pandemia expõe que o capitalismo se preocupa apenas em salvar a economia ou os lucros.

Tithi Bhattacharya 7 abr 2020, 16:58

Quando eu pensar nesta crise nos próximos anos, duas imagens ficarão comigo. Uma é de italianos comuns cantando um para o outro através de varandas em solidariedade com vizinhos isolados e cuidadoras na linha de frente. A outra é a da polícia indiana despejando lixívia em trabalhadoras migrantes e seus filhos com por “ousar” caminhar pelo país a pé, uma vez que seus locais de trabalho fecharam durante o lockdown e não havia transporte público disponível para elea chegarem em casa.

As imagens incorporam, respectivamente, a resposta das pessoas comuns à pandemia do vírus corona e a própria resposta do capitalismo. Uma é a de solidariedade e cuidado para sustentar a vida, a outra, de disciplina carceral para interesse do lucro.

Exemplos de respostas tão diametralmente opostas pontuam a paisagem da crise atual. Agricultoras palestinas estão deixando produtos frescos à beira da estrada para pessoas que não têm condições de comprar alimentos, enquanto Victor Orban, da Hungria, usou a crise para governar por decreto. Trabalhadoras da General Electric nos EUA estão forçando a empresa a produzir ventiladores, enquanto as empresas de pessoal médico estão tentando manter seus lucros, cortando salários e benefícios para os funcionários que estão tratando pacientes com coronavírus.

A pandemia está expondo tragicamente que, enquanto é necessária uma concentração para salvar e sustentar a vida, o capitalismo se preocupa apenas em salvar a economia, ou os lucros; na medida em que um político texano, representando plenamente sua classe, quer que os americanos sacrifiquem suas avós  e avôs para salvar a economia.

Esta relação entre lucro e vida sob o capitalismo é o foco da Teoria da Reprodução Social (SRT).  Os principais argumentos da SRT são os seguintes.

Enquanto o capitalismo como sistema só se preocupa com o lucro, sendo o lucro o sangue e o motor da vida do capital, o sistema tem uma relação de dependência relutante com processos e instituições de produção da vida.  O sistema depende de trabalhadoras para produzir mercadorias que depois são vendidas para obter lucros. Assim, o sistema só pode sobreviver se a vida das trabalhadoras for reproduzida de forma contínua e confiável, ao mesmo tempo em que é substituída geracionalmente. Alimentos, moradia, transporte público, escolas públicas e hospitais são ingredientes da vida que reproduzem socialmente as trabalhadoras e suas famílias.  O nível de acesso a eles determina o destino da classe como um todo, e as mulheres ainda realizam a maior parte do trabalho de produção de vida globalmente. Mas o capital está relutante em gastar qualquer parcela de seus lucros em processos que sustentam e mantêm a vida.  É por isso que todo trabalho de cuidado é desvalorizado ou não remunerado sob o capitalismo, enquanto instituições de produção da vida como escolas e hospitais são constantemente privatizadas ou subfinanciadas.

[A faixa carregada pelas duas meninas diz “Obrigada! Nós te amamos! NHS”. NHS – National Health Service – é a sigla para o Sistema de Saúde Pública do Reino Unido].

A pandemia de coronavírus está forçando o capitalismo a priorizar temporariamente a vida. Novos hospitais estão sendo criados para atender doentes.  As leis de imigração, normalmente draconianas,  estão sendo relaxadas, enquanto estão ordenando hotéis chiques abrigarem sem-teto.  Mas estamos vendo também uma escalada simultânea das funções carcerárias dos estados capitalistas. Israel tem usado a crise para reforçar a vigilância. A Bolívia adiou as eleições enquanto a Índia assiste a um aumento da brutalidade policial.

Enquanto estamos em plena crise, devemos exigir que trabalhadores que estão realizando serviços essenciais, em sua grande maioria mulheres – nossas enfermeiras, nossas trabalhadoras da alimentação, médicas, faxineiras, catadoras de lixo – recebam a dignidade e o salário que merecem. Acionistas ou banqueiros de investimentos não constam de nenhuma lista de “serviços essenciais” do governo. Como feministas, devemos exigir que agora e sempre a renda da elite reflita sua utilidade.

Mas uma vez passada a crise pandêmica, não podemos voltar aos “negócios de sempre”.  Devemos exigir que, em vez do capitalismo colocar nossas vidas em crise, coloquemos em crise a sua dinâmica de lucrar com a vida.

Que a vida e a produção da vida se tornem a base da organização social, para o florescimento de muitas/os e não para a prosperidade de poucas/os.

Artigo originalmente publicado no site da autora. Tradução de Maíra T Mendes.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão