Morremos de vírus e de bala: exigimos um Manifesto pela Vida!

Nós devemos ser a geração que articula o Manifesto da Vida contra o governo da morte.

Cilas Machado 22 maio 2020, 15:47

Ando acordando, meio desolado, tento achar que deve ser mais um dia “comum” em meio à pandemia em que precisamos estar em isolamento social, mas estarreço, imagino que como outros, ao tomar conhecimento das mortes do nosso povo. É por vírus e é por bala. Nesses últimos dias, o Brasil bateu recorde mundial de vítimas do Coronavírus e também o menino João Pedro de 14 anos foi tirado de sua família. Mais um jovem, negro, criança que tem sua vida ceifada pela polícia militar do Rio de Janeiro e sua guerra de controle contra o povo.

A morte de João Pedro doeu. Sua família sente a perda, a dor. Conjuntamente, devemos exigir justiça! A morte da população brasileira vítima da pandemia nos assusta. Conjuntamente precisamos exigir atuação e responsabilidade do poder público para salvar vidas.

Há pouco tempo o filósofo Vladimir Safatle produziu uma reflexão importante: estamos vivendo um momento em que o Estado brasileiro recupera uma característica de Estado escravista. As vidas passam a ser menos importantes ainda. O governo Bolsonaro e o bolsonarismo exacerbam essa dimensão violenta e mórbida, carregam, naquilo que Regina Duarte quis disfarçar, um verdadeiro necrotério nas costas.

O conceito do professor Safatle tem esteio no intelectual Achille Mbembe, com a ideia de necropolítica. Isto é, um processo em que o Estado assume para si a dimensão de quem vive e de quem morre, mas, sobretudo, de quem morre. O Estado se torna articulador, cúmplice, permissível do estado de sítio que nossas comunidades vivem, seja pelo vírus, seja pelas balas.

A quem assiste as notícias da violência policial no Rio de Janeiro e das mortes do Coronavírus no Brasil, por mais desolado que fique, saiba: A CONTABILIDADE DA HISTÓRIA NÃO OS ABSOLVERÁ!

No ano passado produzimos uma luta intensa em defesa da educação e da Universidade Pública. Fomos marcados como a geração do Levante dos Livros que foi a pedra no sapato do governo das armas. Hoje, mais uma vez, é hora de agirmos. O governo Bolsonaro e os bolsonaristas precisam ser derrotados! E como contraponto, ao governo da morte, precisamos produzir um Manifesto pela Vida!

Nós devemos ser a geração que articula o Manifesto da Vida contra o governo da morte. E esse manifesto encontra articulação com a organização das nossas comunidades e do movimento negro brasileiro. A reorganização da luta popular é a única saída possível!

O exemplo de Paraisópolis deve ser nacionalizado. É hora da esquerda tomar para si a necessidade de retomar o diálogo com o movimento popular e o movimento negro. Colocar a periferia realmente no centro. É a política da vida que vai derrotar a morbidez do governo.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi