Junto com a bancada do PSOL, Sâmia Bomfim exige explicações sobre demissões na Embraer

Em junho, Embraer assinou contrato milionário com o BNDES; Bancada pede que presidente do Banco esclareça a situação no Plenário.

Equipe Sâmia Bomfim 16 set 2020, 14:16

A deputada Sâmia Bomfim e a bancada do PSOL fizeram um requerimento para solicitar a presença do presidente do BNDES, Gustavo Montezano, no Plenário da Câmara dos Deputados. O intuito é que Montezano explique as denúncias sobre as demissões na Embraer.

No início de setembro, foi anunciado na imprensa que a Embraer iria demitir 2,5 mil trabalhadores e há denúncias de que a companhia demitirá mais 900 trabalhadores, além de outras 1,6 mil demissões via plano de demissão voluntária.

O que causa estranheza é o fato de a Embraer ter assinado, em junho de 2020, um contrato de financiamento com o BNDES no valor de US$ 300 milhões, além de financiar US$ 315 milhões por meio de um consórcio de bancos privados e públicos, incluindo o Banco do Brasil.

“Não é razoável que uma empresa que recebe dinheiro público por meio de financiamentos faça uma demissão em massa de trabalhadores. É preciso investigar o que está acontecendo e por isso solicitamos o comparecimento do presidente do BNDES”, diz Sâmia.

Outro fator grave, segundo denúncias dos trabalhadores, é que essas demissões foram realizadas sem nenhum tipo de acordo com sindicado. Isso fere um acordo firmado para preservar os empregos dos trabalhadores durante o período de pandemia.

“Não é justo que os trabalhadores da Embraer sejam prejudicados dessa forma, justamente em meio ao colapso social e econômico que estamos passando”, conclui a deputada.

Artigo originalmente publicado no site da deputada.


TV Movimento

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"