O desafio de uma educação libertadora em Universidade perseguidora: a firmeza na docência e a luta coletiva são as nossas armas

São tempos sombrios para a docência.

Kezia Lima 1 out 2020, 18:33

O trabalho docente na Universidade Estadual de Roraima (UERR) tem recebido doses letais de desvalorização em ações de perseguições, proibições e exonerações. A arbitrariedade na instituição de ensino vai seguindo a passos firmes e parece não ter limites ou pudor.

O histórico que vem se desenhando na gestão atual da UERR é assustador. Nos últimos dias, tivemos uma professora efetiva, Drª Ivanise Rizzati, exonerada após um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) iniciado em 2019 que a acusava de perda financeira à Instituição, em uma situação de responsabilidade de outros servidores.


Professores, alunos e pesquisadores denunciam em Manifesto que “A professora Ivanise está sofrendo um processo administrativo (PAD) repleto de irregularidades, com dificuldade de acesso a informações e tratamento desigual. O processo foi instaurado em meio ao processo eleitoral para a reitoria da instituição, em setembro de 2019, e vem se desenvolvendo com celeridade, mesmo diante do contexto da pandemia da Covid-19, momento no qual diversos órgãos judiciários e administrativos de Roraima suspenderam a contagem de prazos, o que chama a atenção para o tratamento diferente dado a seu PAD”.

Com isso, professores, servidores e alunos organizaram atos de apoio e solidariedade à professora quando a decisão da sua exoneração foi publicada em Diário Oficial no dia 09 de setembro de 2020.

A Universidade produziu um relatório nominal dos funcionários que estavam presentes nesse ato. Em seguida, publicou-se uma lista de coordenadores de curso afastados da função, por decisão monocrática do reitor, sem consulta a colegiado ou ao Conselho Universitário, sob a argumentação absurda de que “Se torna inevitável a influência que exercem sobre os seus pares, e, principalmente, sobre os alunos dos referidos cursos, podendo incitar, com grande difusão, ataques pessoais e de natureza ilícita a outros servidores”.

Outros professores constam na lista proibidos de adentrar o Campus Canarinho, local onde ocorreu a manifestação em favor da professora exonerada. Dos seis professores, dois deles são do colegiado de História: Manoel Ribeiro Lobo Júnior, presidente do SINDUERR (Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Roraima) e Maria José dos Santos.
Nossa indignação e repúdio a essas arbitrariedades da UERR vão sendo registradas em meio a um contexto de pandemia, em que a Universidade instituiu o ensino remoto como modelo de ensino com um calendário acadêmico apertado e corrido. Como se não fosse demanda suficiente para os professores, ter que se adequar a esse modelo sem comprometer a qualidade de ensino oferecida aos alunos, os docentes precisam ainda estar preparados psicologicamente para lidar com uma estrutura administrativa que tenta cercear o direito de manifestação e organização dos professores.

São tempos sombrios para a docência e nós já vimos esse filme antes. Sabemos seu roteiro e desdobramentos. Investigam o que você escreve e o que manifesta, suas filiações, suas organizações e as punições e perseguições vão se desenhando. Como o velho Marx nos disse: “A história se repete. Primeiro como tragédia, depois como farsa” e, da mesma forma que outros se mantiveram firmes, nós nos manteremos contra tragédias e farsas.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores