O lugar de Rosa Luxemburgo na História
Acima de tudo, Rosa Luxemburgo foi uma socialista revolucionária. E entre os grandes líderes e professores socialistas revolucionários, ela tem um lugar histórico especial próprio.
Franz Mehring, o biógrafo de Marx, não exagerou quando chamou Rosa Luxemburgo de o melhor cérebro depois de Marx. Mas ela não contribuiu apenas com seu cérebro para o movimento da classe trabalhadora; ela deu tudo o que tinha – seu coração, sua paixão, sua força de vontade, sua própria vida.
Acima de tudo, Rosa Luxemburgo foi uma socialista revolucionária. E entre os grandes líderes e professores socialistas revolucionários, ela tem um lugar histórico especial próprio.
Quando o reformismo degradou os movimentos socialistas ao aspirar puramente ao “estado de bem-estar”, ao mexer com o capitalismo, tornou-se de primeira importância fazer uma crítica revolucionária a esta serva do capitalismo. É verdade que outros professores marxistas além de Rosa Luxemburgo – Lenin, Trotsky, Bukharin e outros – conduziram uma luta revolucionária contra o reformismo. Mas eles tinham uma frente limitada para lutar. Em seu país, a Rússia, as raízes dessa erva daninha eram tão fracas e finas que um simples puxão foi suficiente para arrancá-la. Onde a Sibéria ou a forca enfrentavam todo socialista ou democrata, quem em princípio poderia se opor ao uso da violência pelo movimento operário? Quem na Rússia czarista teria sonhado com um caminho parlamentar para o socialismo? Quem poderia defender uma política de governo de coalizão, pois com quem poderiam ser feitas coalizões? Onde os sindicatos mal existiam, quem poderia pensar em considerá-los a panaceia do movimento operário? Lenin, Trotsky e os outros líderes bolcheviques russos não precisaram se opor aos argumentos do reformismo com uma análise meticulosa e exata. Tudo o que eles precisavam era de uma vassoura para varrê-lo para o monte de esterco da história.
Na Europa Central e Ocidental, o reformismo conservador tinha raízes muito mais profundas, uma influência muito mais abrangente sobre os pensamentos e estados de espírito dos trabalhadores. Os argumentos dos reformistas tiveram de ser respondidos por superiores, e aqui Rosa Luxemburgo se destacou. Nesses países, seu bisturi é uma arma muito mais útil do que a marreta de Lenin.
Na Rússia czarista, a massa dos trabalhadores não estava organizada em partidos ou sindicatos. Não havia tal ameaça de impérios poderosos sendo construídos por uma burocracia surgindo da classe trabalhadora como no movimento operário bem organizado da Alemanha; e era natural que Rosa Luxemburgo tivesse uma visão muito mais antiga e mais clara do papel da burocracia trabalhista do que Lenin ou Trotsky. Ela entendeu, muito antes disso, que o único poder que poderia romper as correntes burocráticas é a iniciativa dos trabalhadores. Seus escritos sobre o assunto podem servir de inspiração para os trabalhadores nos países industriais avançados e são uma contribuição mais valiosa para a luta para libertar os trabalhadores da ideologia perniciosa do reformismo burguês do que qualquer outro marxista.
Na Rússia, onde os bolcheviques sempre foram uma grande e importante parte dos socialistas organizados, mesmo que nem sempre tenham sido a maioria, como seu nome indica, a questão da atitude de uma pequena minoria marxista em relação a uma organização de massas liderada por conservadores nunca foi realmente um problema. Coube a Rosa Luxemburgo, em grande parte, desenvolver a abordagem correta para essa questão vital. Seu princípio norteador era: fique com as massas durante todo o trabalho de parto e tente ajudá-las. Ela, portanto, se opôs à abstenção da corrente principal do movimento trabalhista, não importando o nível de seu desenvolvimento. Sua luta contra o sectarismo é extremamente importante para o movimento trabalhista do Ocidente, especialmente no presente, quando o estado de bem-estar social é um sentimento que permeia tudo. O movimento trabalhista britânico, em particular, tendo sofrido com o sectarismo de Hyndman e o SDF, mais tarde o BSP e o SLP, então o Partido Comunista (especialmente em seu “terceiro período”) e agora outras seitas, pode se inspirar em Rosa Luxemburgo para uma luta de princípios contra o reformismo que não degenera para fugir dele. Ela ensinou que um revolucionário não deve nadar com a corrente do reformismo, nem sentar-se fora dela e olhar na direção oposta, mas nadar contra ela.
A concepção de Rosa Luxemburgo da estrutura das organizações revolucionárias – que deveriam ser construídas, de baixo para cima, em uma base consistentemente democrática – se ajusta às necessidades do movimento dos trabalhadores nos países avançados muito mais do que a concepção de Lenin de 1902-04, que foi copiado e recebeu uma reviravolta burocrática adicional pelos stalinistas em todo o mundo.
Ela entendeu mais claramente do que ninguém que a estrutura do partido revolucionário, e a relação mútua entre o partido e a classe, teriam uma grande influência, não só na luta contra o capitalismo e pelo poder dos trabalhadores, mas também no destino dos este poder em si. Ela declarou profeticamente que sem a mais ampla democracia dos trabalhadores, “funcionários atrás de suas mesas” substituiriam o controle dos trabalhadores sobre o poder político. “Socialismo”, disse ela, “não pode ser decretado ou introduzido por decreto”.
A mistura de espírito revolucionário e claro entendimento da natureza do movimento operário na Europa Ocidental e Central de Rosa Luxemburgo está de alguma forma conectada com seu histórico particular de nascimento no Império Czarista, longa residência na Alemanha e plena atividade tanto no polonês quanto no Movimentos trabalhistas alemães. Qualquer pessoa de estatura menor teria sido assimilada em um dos dois ambientes, mas não Rosa Luxemburgo. Para a Alemanha, ela trouxe o espírito “russo”, o espírito da ação revolucionária. Para a Polônia e a Rússia, ela trouxe o espírito “ocidental” de autossuficiência, democracia e auto-emancipação dos trabalhadores.
Seu The Accumulation of Capital é uma contribuição inestimável para o marxismo. Ao tratar das relações mútuas entre os países industrialmente avançados e os atrasados agrários, ela trouxe à tona a idéia mais importante de que o imperialismo, ao mesmo tempo que estabiliza o capitalismo por um longo período, ao mesmo tempo ameaça enterrar a humanidade em suas ruínas.
Vital, enérgica e não fatalista na abordagem da história, que concebeu como fruto da atividade humana, e ao mesmo tempo desnudando as profundas contradições do capitalismo, Rosa Luxemburgo não considerava que a vitória do socialismo fosse inevitável. . O capitalismo, ela pensou, poderia ser a antecâmara para o socialismo ou a beira da barbárie. Nós, que vivemos à sombra da bomba H, devemos compreender esse aviso e usá-lo como um incentivo à ação.
No final do século 19 e no início do século 20, o movimento operário alemão, com décadas de paz por trás dele, mergulhou na ilusão de que essa situação era eterna. Nós, que estamos no meio de uma discussão sobre desarmamento controlado, Nações Unidas, Reuniões de Cúpula, não poderíamos fazer melhor do que aprender com a análise clara de Rosa Luxemburgo sobre o laço inquebrável entre guerra e capitalismo, e sua insistência em que a luta pela paz é inseparável da luta pelo socialismo.
A paixão pela verdade fez Rosa Luxemburgo recuar diante de qualquer pensamento dogmático. Em um período em que o stalinismo em grande parte transformou o marxismo em um dogma, espalhando desolação no campo das idéias, os escritos de Rosa Luxemburgo são revigorantes e vivificantes. Nada era mais intolerável para ela do que se curvar às “autoridades infalíveis”. Como uma verdadeira discípula de Marx, ela foi capaz de pensar e agir independentemente de seu mestre. Embora captasse o espírito de seu ensino, ela não perdeu suas faculdades críticas com a simples repetição de suas palavras, fossem elas adequadas ou não à nova situação, fossem elas certas ou erradas. A independência de pensamento de Rosa Luxemburgo é a maior inspiração para os socialistas em todos os lugares e sempre. Em conseqüência, ninguém teria denunciado com mais veemência do que ela mesma qualquer tentativa de canonizá-la, de torná-la uma “autoridade infalível”, líder de uma escola de pensamento ou ação. Ela adorava o conflito de ideias como um meio de se aproximar da verdade.
Durante um período em que tantos que se consideram marxistas enfraquecem o marxismo em seu profundo conteúdo humanista, ninguém pode fazer mais para nos libertar das cadeias do materialismo mecanicista sem vida do que Rosa Luxemburgo. Para Marx, o comunismo (ou socialismo) era “humanismo real”, “uma sociedade em que o desenvolvimento pleno e livre de cada indivíduo é o princípio dominante”. [96] Rosa Luxemburgo foi a personificação dessas paixões humanísticas. Simpatia para com os humildes e oprimidos era o motivo central de sua vida. Sua profunda emoção e sentimento pelo sofrimento das pessoas e de todas as coisas vivas se expressavam em tudo o que ela fazia ou escrevia, seja em suas cartas da prisão ou nos escritos mais profundos de sua pesquisa teórica.
Rosa Luxemburgo, no entanto, sabia muito bem que onde a tragédia humana está em uma escala épica, as lágrimas não vão ajudar. O seu lema, como o de Spinoza, pode ter sido: “Não chore, não ria, mas compreenda”, embora ela própria tivesse a sua cota cheia de lágrimas e risos. Seu método era revelar as tendências de desenvolvimento da vida social, a fim de ajudar a classe trabalhadora a usar suas potencialidades da melhor maneira possível em conjunto com o desenvolvimento objetivo. Ela apelou para a razão do homem ao invés da emoção.
Profunda simpatia humana e um desejo sincero pela verdade, coragem ilimitada e um cérebro magnífico unidos em Rosa Luxemburgo para torná-la uma grande socialista revolucionária. Como sua melhor amiga, Clara Zetkin, escreveu em seu obituário: “Em Rosa Luxemburgo, a ideia socialista era uma paixão dominante e poderosa do coração e do cérebro, uma paixão verdadeiramente criativa que ardia incessantemente. A grande tarefa e a ambição avassaladora dessa mulher surpreendente era preparar o caminho para a revolução social, limpar o caminho da história para o socialismo. Experimentar a revolução, travar suas batalhas – essa era a maior felicidade para ela. Com vontade, determinação, abnegação e devoção para os quais as palavras são muito fracas, ela consagrou toda a sua vida e todo o seu ser ao Socialismo. Ela se entregou totalmente à causa do Socialismo, não só na sua morte trágica, mas ao longo de toda a sua vida, diariamente e de hora em hora, através das lutas de muitos anos… Ela foi a espada afiada, a chama viva da revolução.”
Tradução de Luciana Genro. Fonte: https://www.marxists.org/ebooks/cliff/rosa_luxemburg-cliff.pdf.