Completando o primeiro mês de resistência, ocupação no Pontal do Paranapanema inspira luta por reforma agrária em Rosana e Euclides da Cunha Paulista
Zé Rainha

Completando o primeiro mês de resistência, ocupação no Pontal do Paranapanema inspira luta por reforma agrária em Rosana e Euclides da Cunha Paulista

A reforma agrária é urgente! Precisamos derrotar o Bolsonaro agora para avançarmos a nossa luta.

Nathália Bittencurt 11 jul 2021, 18:23

O fortalecimento do acampamento Miriam Farias, coordenado pela Frente Nacional de Luta Campo e Cidade no Pontal do Paranapanema, tem incentivado a auto organização de centenas de  famílias em busca de terra e trabalho em municípios próximos de Sandovalina. Neste final de semana, uma assembleia aberta reuniu mais de 400 famílias na cidade de Rosana. Em Euclides da Cunha Paulista, também haverá um encontro do movimento, que tem a expectativa de reunir mais de 800 famílias sem moradia.

O coordenador da FNL, Zé Rainha, acompanha pessoalmente as assembleias da região e destaca o ânimo crescente entre as comunidades, que se inspiram na ocupação vitoriosa do Pontal do Paranapanema, que completa está completando um mês de resistência.

– Os tempos estão mudando, dá para ver que a revolta não está longe do horizonte. A senzala revoltada não vai voltar à casa grande. A reforma agrária é urgente e não vai esperar nenhuma eleição. Estamos ocupando para resistir e sobreviver. Derrubar o governo Bolsonaro é tirar um grande entrave para a retomada da reforma agrária no Brasil, e essa luta também é nossa – lembrou Zé Rainha.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores