Fabiola Campillai confirma a pré-candidatura a senadora com a Lista del Pueblo: “Pessoas comuns como nós podem ocupar cargos”
Reprodução

Fabiola Campillai confirma a pré-candidatura a senadora com a Lista del Pueblo: “Pessoas comuns como nós podem ocupar cargos”

Política chilena tem sido palco de boas novidades.

El Desconcierto 27 jul 2021, 19:13

“Estamos aguardando as assinaturas e com isso podemos lançar nossa candidatura”. Com estas palavras Fabiola Campillai confirmou em conversa com El Desconcierto que tentará chegar à votação de novembro como candidata ao Senado, para o sétimo círculo eleitoral senatorial da Região Metropolitana.

A mulher de San Bernardo que perdeu a visão, o paladar e o olfato depois que um oficial carabineiro jogou uma bomba de gás lacrimogêneo em seu rosto em 2019, tornou-se um símbolo das violações dos direitos humanos que ocorreram durante a revolta social.

De sua casa, Campillai disse a este jornal que “isto nasceu da Lista do Povo, eles vieram até mim para fazer esta proposta, nós não tínhamos pensado nisso antes”.

Ela explicou que a ideia desde o início era candidatar-se a senadora, nenhum outro cargo foi considerado.

“Na realidade, eles nos convenceram. Eles nos convencem de que é possível, que pessoas comuns como nós podem ocupar posições que realmente nos ajudam a alcançar a justiça que precisamos, não apenas para nós como família e para mim como pessoa, mas também para as outras vítimas destes policiais e deste governo”, disse ela.

“A partir daí pensamos que podemos ajudar mais com isso e também legislar a favor do povo e que esta hierarquia acabou, que a elite está sempre governando, dirigindo nosso país”, disse ele.

Com relação às suas expectativas, ele assegurou que “nós pensamos, e as pessoas que nos propuseram isso também, que nós podemos, que pessoas como nós podem fazer isso. É assim que nós pensamos e é assim que vamos conseguir”.

Quanto à campanha, ela explicou que “será mais através de redes sociais do que pessoalmente, por causa da pandemia e também por causa da minha saúde”.

“Quando você se dedica a isso, você pode conseguir coisas e pessoas como nós podem legislar para nosso povo”, disse Fabiola Campillai.

Ela agora tem até 23 de agosto para reunir os patrocínios necessários, o que pode ser feito utilizando o ClaveÚnica no site Servel.

Artigo originalmente publicado em El Desconcierto. Reprodução da tradução realizada pelo Observatório Internacional do PSOL.


TV Movimento

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"