II Congresso Nacional do Novo Peru
Reprodução

II Congresso Nacional do Novo Peru

Corrente socialista iniciou os trabalhos de seu II Congresso Nacional.

Jorge Escalante 5 out 2021, 17:27

Hoje, sexta-feira 1º de outubro, iniciamos os debates de nosso II Congresso Nacional no Novo Peru.

A situação nacional nos obriga a discutir estratégias e táticas para avançar neste processo de mudança histórica, aberto a partir do triunfo popular que Pedro Castillo conseguiu para o governo. Em meio a este contexto, realizaremos nosso II Congresso Nacional onde as contribuições de nossos líderes e da militância nos fornecerão coletivamente uma orientação para que, com nossa intervenção, o Novo Peru desempenhe um papel importante.

Também servirá para reafirmar nossa estratégia como parte, atualizar nosso programa e continuar a construir nossa organização de forma plural e confluente.

Demos um grande salto nos últimos anos, atingimos 30.000 membros e devemos continuar a crescer desta forma, fortalecer uma alternativa para enfrentar os grupos de poder e seu modelo neoliberal, no âmbito internacional continuar a buscar vínculos com organizações semelhantes para lutar contra o sistema capitalista e levar adiante nossa segunda independência como um gesto continental.

Neste sentido, nossa organização tem grandes desafios e objetivos como parte deste processo. Uma delas é conseguir o referendo para uma Assembleia Constituinte democrática, popular, plurinacional e com paridade para mudanças estruturais e fundamentais, no calor de dar respostas à emergência imediata, como continuar a vacinação contra a pandemia, lutar pela saúde universal, segunda reforma agrária, etc.

A unidade na luta é mais chave do que nunca para fechar o caminho para saídas autoritárias pró-fascistas que estão obstruindo o sentimento de mudança popular, buscando as condições para desocupar o Castillo e assim continuar com 30 anos de corrupção, saqueando nossa energia e recursos naturais, com o abuso e a lógica de acumular lucros apenas para um pequeno setor da sociedade que são os grupos no poder.

Artigo originalmente publicado em Súmate. Reprodução da tradução realizada pelo Observatório Internacional do PSOL.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores