A tragédia social de Petrópolis
Foto: Theo Louzada

A tragédia social de Petrópolis

Basta de destruição e morte nos lares das famílias trabalhadoras!

Israel Dutra e Thiago Aguiar 21 fev 2022, 18:06

O cenário de guerra em que se transformou Petrópolis comove o país. Depois das tempestades e deslizamentos da última semana, 171 mortos já foram encontrados, nem todos identificados. Ainda há registros de 110 desparecidos, além de milhares de desalojados. A indignação pela escala da tragédia humana e pela destruição aumenta com as notícias de precariedade e dificuldade das operações de resgate. Familiares, amigos e vizinhos organizam-se sem descanso na busca pelos corpos de seus entes queridos.

Em meio a um governo que promove um genocídio em toda linha, a tragédia de Petrópolis é um retrato do país. Na virada do ano, já havíamos visto a destruição e as mortes causadas por inundações no sul da Bahia, em Minas Gerais, na região metropolitana de São Paulo e em outros pontos de calamidade no Brasil. Não é um acaso nem um mero acidente natural. As mudanças climáticas e a intensificação das inundações têm seu efeito ampliado pelos problemas estruturais de habitação no país, com péssimas condições de moradia para o povo, a ocupação de encostas e o descaso permanente dos governos.

Nos últimos dias, nosso portal Movimento tem acompanhado a situação na região serrana do Rio de Janeiro, com os artigos de nossas companheiras Rose Silveira e Silvana Louzada.

A nossa solidariedade e a deles

Após a crise, houve duas posturas distintas. Sindicatos, movimentos populares e sociais, como o SEPE regional Petrópolis, parlamentares de vários partidos, como o deputado Glauber Braga e o vereador Josemar Carvalho, atuaram para organizar a solidariedade ativa, auxiliando na construção de uma rede de arrecadação de alimentos, roupas, além de um grande grupo de voluntários para apoio.

De outra parte, repetiu-se a indiferença criminosa de Bolsonaro, numa jornada errática de reuniões na Rússia e na Hungria em suas articulações com a extrema-direita internacional. Apenas no final de semana, dirigiu-se à cidade para fazer-se fotografar em cenário controlado e anunciar o “apoio” do governo.

Ao mesmo tempo, a crise em Petrópolis recolocou em debate a chamada “taxa do príncipe”, o laudêmio, um pagamento de 2,5% de todas as transações de venda de imóveis do centro de Petrópolis aos herdeiros da família Bragança, um inaceitável privilégio mantido desde a monarquia, ainda não abolido mesmo após 122 anos.

Mais de dez anos depois das quase mil mortes com as inundações e deslizamentos na região serrana em 2011, a responsabilidade dos sucessivos governos fluminenses fica em evidência com a repetição da tragédia. Não bastasse a falta de medidas de prevenção, há ainda denúncias de desvios de R$ 4 bilhões da secretaria responsável.

Por um plano de urgência para enfrentar a crise e as tragédias

Os governos, responsáveis pela destruição e pelas vidas perdidas, têm a obrigação de promover imediata reparação aos atingidos pela inundação e pelos deslizamentos em Petrópolis.

Ao mesmo tempo, é preciso exigir um plano de urgência de mapeamento das regiões de risco de deslizamento em todo o país, aumento do efetivo e dos recursos das defesas civis e promoção de uma ampla reforma urbana nacional, que redistribua e reocupe terrenos e imóveis ociosos. Eis um debate programático que a esquerda socialista tem a obrigação de fazer diante da concentração obscena de riquezas, da miséria e da destruição inaudita das cidades brasileiras. Basta de destruição e morte nos lares das famílias trabalhadoras!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão