Contra a agressão imperialista de Putin! Fora tropas russas da Ucrânia! Em defesa da paz e da libertação dos pacifistas russos!
Declaração do Secretariado do Movimento Esquerda Socialista sobre a invasão russa na Ucrânia.
(Declaração do Secretariado do Movimento Esquerda Socialista)
A escalada da invasão militar russa na Ucrânia já deixa evidente as reais intenções de Vladimir Putin: promover uma guerra imperialista para a anexação de territórios e o reestabelecimento de um regime fantoche da Rússia como aquele que controlava o país antes de 2014. Putin não aceita a autodeterminação do povo ucraniano e já se declarou publicamente contra um estado independente, utilizando a guerra para afirmar seus interesses imperialistas na região e repetindo a mesma violência aplicada na invasão Geórgia e na colaboração à repressão promovida pelas ditaduras de Belarus e do Casaquistão contra seus próprios povos.
Esta ação militar responde às necessidades internas de Putin, que enfrenta um questionamento cada vez maior do povo russo contra seu governo antidemocrático e uma profunda crise econômica e social que aumenta a desigualdade no país. Servindo aos interesses dos capitalistas russos – que conquistaram sua riqueza através das privatizações mafiosas desenvolvidas após a restauração capitalista – Putin se declarou abertamente contra a posição de Lenin sobre a autodeterminação das então repúblicas soviéticas e baseia sua posição no chauvinismo grão-russo profundamente estimulado pelo regime czarista e combatido pelos bolcheviques.
A manutenção da OTAN após o fim da Guerra Fria e sua expansão para o leste demonstram a posição cínica do imperialismo estadounidense, que há mais de três décadas avança contra os interesses dos povos do leste europeu estimulando a escalada armamentista e a guerra, e por isso defendemos veementemente o fim da OTAN. Entretanto, esta situação não pode ignorar o fato de que hoje é a Rússia que bombardeia e invade a Ucrânia nem servir de justificativa para a violência do imperialismo russo contra o povo ucraniano. Da mesma forma, nada pode justificar a repressão e prisões de russos e russas que se manifestam corajosamente pela paz em Moscou, São Petesburgo e outras cidades.
Os internacionalistas de todo mundo não podem vacilar neste momento! Devemos expressar nossa solidariedade ao povo ucraniano e aos russos que lutam pela paz! Para materializar esta solidariedade é essencial desenvolver uma campanha mundial contra a invasão russa, reunindo personalidades, partidos e movimentos sociais que não aceitam a guerra criminosa de Putin nem as falácias da OTAN e do imperialismo ocidental. Para tanto, fazemos um chamado à construção de um ato internacional virtual “Pela retirada das tropas russas da Ucrânia!“. Este chamado é feito especialmente ao movimento trotskista, presente em inúmeros processos de luta no mundo e que, como regra, está na primeira linha do internacionalismo proletário exigindo o fim do ataque russo à Ucrânia, sem nunca deixar de denunciar a política imperial da OTAN.
Fim da invasão russa na Ucrânia!
Autodeterminação do povo ucraniano!
Liberdade para os pacifistas russos!
Contra os imperialismos em disputa!
Construir uma campanha internacional pela paz!