Derrotar ou administrar o tucanistão?
Alckmin e Doria

Derrotar ou administrar o tucanistão?

Está em curso em São Paulo uma ampla articulação para perpetuar o modo tucano de administrar o estado. O PSOL não fará parte

Pedro Serrano 9 fev 2022, 13:27

Está em curso em SP uma ampla articulação política que pretende utilizar a fachada da esquerda para na verdade perpetuar o modo tucano de administrar o estado. O líder será Haddad. O vice dele provavelmente será França, que já foi vice de Alckmin, que será vice de Lula. Essas figuras vão centrar seu discurso em Doria “esquecendo” o PSDB, como se Doria não fosse do PSDB, em sentido histórico e atual. E para isso disputarão simplesmente o direito de operar, eles mesmos, a mesma política que o PSDB já opera (inclusive com Doria) há vinte e cinco anos. 

É isso que explica que o escandaloso PL que legaliza a grilagem, para a alegria do agronegócio, tenha sido aprovado na ALESP nessa terça-feira (8) por ampla maioria, incluindo os votos (ou ausências providenciais) do PT. Só o PSOL votou contra. Lembre-se que “o cara” do agronegócio em SP é Alckmin, cotado inclusive para assumir o Ministério da Agricultura de Lula, além de ser vice. 

Aqueles que conhecem o histórico dos partidos e figuras envolvidos não se surpreendem. França, como já dito, foi vice de Alckmin e é um seu discípulo. A campanha à prefeitura de Guilherme Boulos em 2020, corretamente, o denunciou como um tucano enrustido. Quando prefeito em São Paulo, também Haddad foi um grande aliado de Alckmin e propôs, por exemplo, a reforma da previdência municipal, além dos episódios dos aumentos de tarifas.

Mas o absurdo colocado para as eleições de 2022 vai além. Isso porque está em questão anular um legado de décadas de luta dos movimentos sociais contra o tucanistão. O problema de São Paulo não é “só” João Doria. São as décadas de PSDB, de privatizações, perseguição aos servidores, encarceramento em massa e repressão. Que o digam os professores da rede estadual. É impossível exigir que tais movimentos endossem uma candidatura que não se oponha, de fato, ao PSDB paulista.

É por isso que o PSOL não integrará essa frente eleitoral que pretende administrar, e não derrotar, o tucanistão. Desde o ano passado, deliberamos uma pré-candidatura própria do partido ao governo estadual: Guilherme Boulos. A única candidatura capaz de expressar o programa da esquerda e a oposição ao PSDB.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 nov 2024

Depois das eleições, combater o pacote antipopular

A luta contra as propostas de austeridade fiscal do governo federal deve ser a prioridade da esquerda neste momento
Depois das eleições, combater o pacote antipopular
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi