Resolução da Mesa Antiguerra das Forças Russas de Esquerda
Moscow_State_Historical_Museum-left

Resolução da Mesa Antiguerra das Forças Russas de Esquerda

Declaração antiguerra conjunta de organizações da esquerda russa.

Nós, membros do Partido Comunista da Federação Russa, do Partido Revolucionário dos Trabalhadores, do Movimento Socialista Russo, da Ação Socialista de Esquerda, cidadãos da Rússia que aderem a visões esquerdistas e democráticas, em conexão com o início das hostilidades no território da Ucrânia, declaramos:

  • condenamos a decisão tomada pelo presidente russo V. Putin de invadir a Ucrânia, pois isso levará à morte de milhares de pessoas de ambos os lados. A situação econômica dos trabalhadores de ambos os países se agravará. A invasão atual é apenas uma satisfação das ambições pouco saudáveis de política externa de um círculo restrito de pessoas na liderança do país, bem como uma forma de distrair a atenção das falhas do governo russo na política interna;
  • exigimos que a liderança russa interrompa imediatamente a agressão contra o povo irmão ucraniano;
  • pedimos a todos os cidadãos russos que aderem às visões de esquerda e democráticas que publiquem em suas páginas de mídia social uma exigência à liderança russa para que cessem a agressão armada contra o povo irmão ucraniano. Exortamos você a conduzir uma agitação antiguerra entre seus vizinhos, parentes, colegas e outros cidadãos da Rússia!

Se o governo existente não for capaz de proporcionar paz aos povos, então o caminho para isso será através de uma mudança radical deste governo e de todo o sistema sócio-político.

Evgeny Stupin (Partido Comunista da Federação Russa)
Boris Kagarlitsky (Rabkor)
Grigory Yudin, sociólogo
Mikhail Lobanov (Sindicato de Solidariedade Universitária)
Kirill Medvedev (Movimento Socialista Russo)
Alexey Sakhnin (jornalista, ex-membro da “Frente Esquerda”)
Nikita Arkin (Movimento Socialista de Esquerda)
V. Avramchuk (Partido Revolucionário dos Trabalhadores)
Sergey Tsukasov, Mundep Ostankino
Elmar Rustamov “Labor Russia”

Moscou

24.02.2022


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores