Nicarágua 2018-2022 ditadura e resistência

Nicarágua 2018-2022 ditadura e resistência

Publicado originalmente no Comitê de Solidariedade com Nicarágua (18.04).

Há quatro anos, no dia 18 de abril de 2018, na Nicarágua, teve início uma série de manifestações que mudou os rumos da história do país.


Dando seguimento a protestos que vinham explicitando o descontentamento da população com o governo e alta tensão social, coletivos de estudantes organizaram manifestações contra um decreto arbitrário de reforma da previdência. Para surpresa de todos, a repressão foi brutal, e o resultado foram dezenas de pessoas gravemente feridas.

A resposta nas redes sociais foi rápida, e algumas universidades foram ocupadas pelos estudantes. E num episódio repressivo sem precedentes, manifestantes começaram a ser assassinados, tanto pelas forças policiais, quanto por grupos paramilitares portando símbolos da FSLN, partido do presidente Daniel Ortega.

Os desdobramentos desse momento foram muitos, seguindo uma onda repressiva que deixou mais de 350 mortos em 4 meses, além de centenas de presos, escancarando uma ditadura que se mantém até hoje.

Nos próximos dias, postaremos aqui mais informações desse processo histórico e da situação atual que a Nicarágua enfrenta.

Acompanhe e compartilhe! Lutamos pelo fim da ditadura, pela liberdade dos presos políticos, e por memória, justiça e reparação!


TV Movimento

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores