O PSOL Paraná terá cara própria

O PSOL Paraná terá cara própria

Resposta ao texto recente dos camaradas da Resistência/PSOL sobre a posição desta organização a respeito do debate eleitoral no estado do Paraná.

Gabriel Feltrin 3 maio 2022, 18:25

Recentemente a corrente Resistência lançou em seu site um texto onde defende explicitamente o apoio à candidatura de Roberto Requião, quadro histórico do MDB e hoje filiado ao PT, ao governo do Paraná. O texto começa com uma caracterização muito condizente com a leitura nacional que a organização em questão tem feito e que, até certo ponto, também temos acordo. 

A tarefa número um do PSOL

A tarefa número um do PSOL nas eleições de 2022 sem dúvidas é derrotar Bolsonaro e nós não pouparemos esforços nessa batalha. Compreendendo que mesmo enfraquecido, Bolsonaro segue tendo reservas sociais e conta com a máquina do governo, concordamos que não podemos subestimar sua força e por isso estamos organizando e impulsionando em conjunto com amplos movimentos de ativistas e organizações a campanha Bolsonaro Nunca Mais. Porém, mais do que um debate eleitoral a respeito da tática para derrotar Bolsonaro, precisamos ter como horizonte a derrota do bolsonarismo, que irá seguir num provável novo governo de Lula. Nesse sentido, construir e fortalecer a nossa ferramenta partidária é fundamental para que não se repitam as condições que adubaram o terreno da extrema direita no Brasil. 

O texto dos companheiros desenvolve a posição nacional da organização trazendo, inclusive, uma afirmação importante quanto à não participação em governos de colaboração de classes. Essa mensagem escrita de forma bastante clara neste texto é alentadora, pois na conferência eleitoral nacional do nosso partido a mesma firmeza não foi vista, quando a Resistência junto ao campo reformista que hoje ocupa a presidência do PSOL votou por adiar essa decisão. Sabemos da disposição por parte da Primavera e Revolução Solidária em serem parte dos governos petistas junto aos quadros históricos da direita e representantes burgueses. Nessa batalha pela preservação do sentido histórico do PSOL, a Resistência e o conjunto do campo Semente serão aliados determinantes para que o PSOL não caia na vala comum do oportunismo eleitoral.

No Paraná, nosso partido foi linha de frente na luta pelo impeachment de Bolsonaro desde o início da retomada das ruas. Participamos ativamente das construções dos comitês pelo Fora Bolsonaro e dos atos puxados pelas frentes e articulações nacionais que lotaram as ruas em 2021 e abriram uma janela de possibilidade real para a queda do governo. Assim como nos fizemos presentes em todas as mobilizações das categorias em luta contra o reacionário governo Ratinho. Infelizmente o setor que dirige o movimento de massas trabalhou incessantemente para que o ascenso das ruas arrefecesse e o debate fosse canalizado para a via eleitoral. Essa condição de quem não arredou o pé da luta nos dá tranquilidade e autoridade para apresentarmos uma candidatura própria no Paraná, assim como também seria importante termos a nível nacional. 

Derrotar Bolsonaro e Ratinho

Tão importante quanto a derrota eleitoral de Bolsonaro será a luta para derrotar Ratinho no Paraná. Não precisamos aqui repetir a caracterização feita pelos companheiros da Resistência a respeito do governo Ratinho, temos acordo que esse é um dos governadores mais alinhados com o projeto bolsonarista e hoje dirige uma ampla coalizão reacionária e anti povo no nosso estado. Porém, o projeto apresentado ao redor da candidatura de Requião não é o mesmo do PSOL.

Requião, como muito bem colocaram os camaradas, ocupa um espaço à esquerda na política paranaense justamente pela fraqueza, marginalidade e submissão histórica da esquerda que deixou de se apresentar. Passando sobretudo pela marginalidade consciente que o PT do Paraná optou ter para alocar setores do MDB como seus aliados prioritários em seus governos. Nosso partido não pode se contentar em ser parte de um movimento cuja a principal expressão é símbolo de moderação e acordos. Precisamos nos conectar com o sentimento de indignação expresso nas ruas no último período, pois há espaço à esquerda desse regime político corroído.

Afirmar o PSOL e apresentar um programa socialista

O papel do PSOL neste processo será de construir um programa conectado com as demandas objetivas da classe trabalhadora. Com urgência para a resolução da crise social que assola a população do nosso estado. Contra a fome, a miséria, o desemprego e por dignidade. 

Para isso precisaremos ser firmes contra a burguesia e às oligarquias do Paraná, apresentando uma proposta de enfrentamento aos privilégios com o fim das astronômicas isenções fiscais e propondo a abertura dos contratos escusos feitos por esse governo no âmbito da educação, da saúde e das estradas com os pedágios. Precisamos ser alternativa frente ao projeto que enxerga o palácio do iguaçu como um verdadeiro balcão de negócios. Para além disso, defender as bandeiras históricas da esquerda brasileira será fundamental: A defesa do funcionalismo público estadual, a Reforma agrária, demarcação de terras indígenas, defesa da natureza, pelas pautas democráticas do movimento negro, das mulheres e das LGBTQIA+. Só uma autêntica esquerda pode pautar esses temas com seriedade e elevar o nível da disputa eleitoral no primeiro turno. No segundo turno seguiremos atuando para que o atraso seja derrotado. 

Vamos com a Professora Angela!

Para encabeçar e incorporar nosso programa, temos um nome que orgulha e empolga a militância do PSOL: A professora Angela Machado, símbolo da luta pela educação pública no nosso estado e a mulher mais votada do PSOL Paraná em 2020. Para além do nome, estamos construindo um programa colaborativo com diversos ativistas, movimentos, intelectuais e amigos do nosso partido. Nossa pré-candidatura já é uma realidade e tem crescido a cada dia a partir da garra e disposição dos militantes que constroem o PSOL no Paraná. Não à toa já pontuamos na primeira pesquisa divulgada.

Não à mentira e à baixaria nos debates

É lamentável que o documento escrito pelos companheiros descambe do meio para o fim para ataques e inverdades atribuídos à nossa condução à frente da direção estadual do PSOL Paraná. É impossível travar debates e polêmicas honestas quando o método é o da mentira. Essa postura em conjunto com uma política adesista e acrítica ao petismo talvez sejam os elementos definidores para o definhamento da Resistência no Paraná.

Não é verdade que tenhamos feito qualquer tipo de acordo com a Rede a nível local. A federação é uma política nacional que o PSOL aprovou da qual nossa corrente defendeu como medida defensiva frente a nefasta cláusula de barreiras que ataca os direitos políticos dos partidos ideológicos. Respeitamos os companheiros e companheiras que discordam da política da federação, mas não vale tudo para ganhar o debate. Os acordos feitos na federação são de ordem da direção nacional, e não local. Por isso, jogar no terreno da confusão e tentar induzir a militância partidária ao erro a partir de uma mentira baixa e desqualificada como faz o texto é contraproducente para o fortalecimento do PSOL.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão